Reunião com o Núncio Apostólico marca o início da Assembleia dos Bispos do Paraná

Celebrando 60 de criação, a diocese de Apucarana (PR) sedia a Assembleia Teve início na tarde desse sábado, 8 de fevereiro, a primeira Assembleia do...
10 Feb
,
2025
Compartilhar Notícia

Celebrando 60 de criação, a diocese de Apucarana (PR) sedia a Assembleia

Teve início na tarde desse sábado, 8 de fevereiro, a primeira Assembleia do ano do episcopado paranaense, na cidade de Arapongas (PR), diocese de Apucarana (PR). Sediar a assembleia do episcopado é uma forma de homenagear a diocese, que está completando 60 anos de criação, propiciando que todo o episcopado esteja presente na celebração jubilar.

Estão reunidos todos os arcebispos e bispos das dioceses do Paraná, o administrador diocesano de Campo Mourão (PR), padre Genivaldo Barbosa; o presidente da Comissão Regional de Presbíteros, padre Edson Zamiro da Silva; e o secretário executivo da CNBB Sul 2, padre Valdecir Badzinski.

Neste primeiro dia, o episcopado teve uma reunião privativa com o núncio apostólico, dom Giambattista Diquattro. O arcebispo de Curitiba (PR), dom José Antonio Peruzzo, explicou que a reunião foi privativa e não reservada e que o encontro aconteceu num ambiente de muita fraternidade. “Nós perguntávamos e o núncio respondia, um outro sugeria e o núncio completava. Era ele o grande entrevistado, digamos assim. O núncio não é apenas um homem diplomático, é também inteligente, sabe conversar, é atualizado do ponto de vista teológico, por isso foi bom ouvi-lo, foi agradável”.

Confira o vídeo da entrevista com dom Peruzzo:

Após a reunião, os bispos encerraram as atividades do dia com a celebração da Eucarística, que foi presidida pelo núncio, dom Giambattista, ladeado pelo arcebispo de Londrina e presidente da CNBB Sul 2, dom Geremias Steinmetz; e pelo bispo de Apucarana, dom Carlos José de Oliveira.

Dom Carlos destacou a alegria de acolher a Assembleia dos Bispos do Paraná na sua diocese, especialmente por estar celebrando os 60 anos de sua criação. Ele ressaltou a importância desse encontro episcopal, como um momento de fraternidade e reflexão sobre a evangelização.

“É uma alegria imensa termos todo o Colégio Episcopal do Paraná reunido aqui na diocese de Apucarana, nestes dias de fraternidade, em que colegialmente vamos estudar vários assuntos referentes à evangelização. É também um momento histórico termos a presença do senhor núncio apostólico no meio a nós. Então, é um momento histórico e único na caminhada de 60 anos de nossa diocese”, disse o bispo.

Confira o vídeo da entrevista com dom Carlos.

Em entrevista, dom Giambattista falou sobre o significado deste encontro. “É um momento particular da vida da Igreja e dos bispos do Regional. Nesse encontro, eles manifestam e confirmam o desejo de reunir-se em sinodalidade, em colegialidade sinodal, que manifesta o compromisso da Igreja do Brasil para que o caminho seja conjunto, juntos na evangelização e no trabalho da missão”, afirmou o núncio.

Confira a entrevista com o núncio apostólico:

Amanhã, no período da manhã, o episcopado vai participar da 6ª Romaria da diocese de Apucarana (PR) e celebração solene dos 60 anos de criação da diocese. À tarde, os bispos terão um momento de confraternização. De segunda-feira, 10 de fevereiro, até quarta-feira, dia 12, os bispos iniciarão os trabalhos sobre uma extensa pauta de temas.

Karina de Carvalho Nadal – Jornalista da CNBB Sul 2

Compartilhe esse conteúdo

Seja uma anunciante da Rádio Educadora

Divulgue sua marca na Rádio Educadora 90,0 FM e conecte-se com um público fiel, cristão e presente em Jacarezinho e região. Sua empresa pode fazer parte desta missão de evangelização.

83.8 FM
85.4 FM
87.3 FM
87.7 FM
88.1 FM
88.3 FM
88.8 FM
89.2 FM
89.4 FM
90.2 FM
90.5 FM
90.9 FM
91.3 FM
91.7 FM
92.1 FM
92.4 FM
92.7 FM
93.8 FM
93.9 FM
95.6 FM
102.9 FM
110.9 FM
118.3 FM