Dom Valdir apresenta a comunicação desenvolvida pela CNBB em encontro do Dicastério para a Comunicação do Vaticano

O bispo de Campo Limpo (SP) e presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB, dom Valdir José de Castro, apresentou o trabalho de...
31 Jan
,
2025
Compartilhar Notícia

O bispo de Campo Limpo (SP) e presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB, dom Valdir José de Castro, apresentou o trabalho de comunicação desenvolvido pela Conferência dos Bispos do Brasil através de sua Comissão Episcopal para a Comunicação e de sua Assessoria de Comunicação no segundo dia de encontro, terça-feira, 28 de janeiro, com os presidentes das Comissões Episcopais da Comunicação e assessores de imprensa das Conferências Episcopais do mundo.

O encontro acontece em Roma, de 27 a 29 de janeiro, na Universidade Urbaniana, e é organizado pelo Dicastério para a Comunicação. Os representantes de 138 conferências episcopais estão refletindo sobre a comunicação eclesial, inteligência artificial, redes sociais, informação e desinformação com conferencistas do mundo inteiro.

Dom Valdir falou no painel “Dalle parole alle relazioni: connettersi attraverso la comunicazione”. Ele reforçou que o tema do painel inspira a adentrar em uma visão da comunicação que vai além dos meios técnicos e valoriza o seu aspecto humano, linha próxima ao trabalho que a CNBB vem buscando implementar.

“Tal dimensão humana coincide com a perspectiva que a Comissão Episcopal para a Comunicação Social da CNBB (CEPAC) está priorizando, junto aos diversos setores eclesiais, no Brasil, ligados à Comunicação. Isto é, buscar, de forma articulada, trabalhar as relações humanas de modo a favorecer, a partir do ambiente eclesial, a cultura do encontro”, disse.

Cultura do encontro

O presidente da Comissão abordou a comunicação na seguinte perspectiva da “cultura do encontro”. Segundo ele, o painel, situa a Igreja nesse horizonte da comunicação, isto é, na sua habilidade de criar “proximidade” como condição para gerar o encontro.

Dom Valdir apresentou a atual composição da CEPAC e suas prioridades de ação, como a promoção do diálogo num contexto de polarizações. “A meta é dialogar internamente com os vários setores de comunicação da Igreja, considerando que somos um corpo e membros uns dos outros. É fundamental agir como comunidade eclesial, para que o nosso testemunho seja credível”, reforçou.

A Comissão Episcopal para a Comunicação Social, no Brasil, tem como funções principais animar e articular o que se refere, antes de tudo, ao âmbito da Comunicação dos 19 regionais da CNBB. Tais regionais reproduzem a estrutura e a organização da CNBB Nacional, contando com a presidência e bispos referenciais para as diversas áreas de evangelização, dentre essas, a da Comunicação.

Relação com os setores comunicacionais

O trabalho da Comissão supõe acompanhamento e constante diálogo com os Regionais e com os diversos setores comunicacionais, dentre os quais destacamos: a Pastoral da Comunicação (Pascom), o Grupo de Reflexão sobre Comunicação da CNBB (Grecom), as emissoras de TVs e Rádios e a Internet (com a parceria da Signis Brasil), as Redes Digitais (Padres em Missão Digital e Missionários Digitais), dentre outros setores, assim como a estreita colaboração com a Assessoria de Comunicação (ASCOM).

Falou também dos eventos realizados como o Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), sendo que o próximo encontro acontecerá em Manaus, de 25 a 28 de setembro de 2025, à luz do tema “Comunicação e Ecologia Integral: transformação e sustentabilidade” e do Encontro com os Padres em Missão Digital, que aconteceu, em Brasília, na sede da CNBB, nos dias 29 e 30 de outubro de 2024.

Falou ainda do Encontro dos Missionários Digitais, realizado em parceria com a Comissão para a Juventude da CNBB, uma iniciativa de diálogo com os jovens brasileiros presentes nas estradas digitais. Foram já realizados vários encontros on-line e um encontro presencial que aconteceu no Santuário Nacional de Aparecida, no dia 13 de julho de 2024.

Destacou ainda, os encontros com os responsáveis de Rádios e Tvs de inspiração católica, realizado em parceria com a Signis Brasil e a Ascom, que aconteceu, em São Paulo, nos dias 4 e 5 de dezembro de 2024, o 2º Encontro Nacional com os responsáveis de rádios e tvs de inspiração católica, depois de termos realizado o primeiro encontro em 2023.

Fonte/CNBB

Compartilhe esse conteúdo

Seja uma anunciante da Rádio Educadora

Divulgue sua marca na Rádio Educadora 90,0 FM e conecte-se com um público fiel, cristão e presente em Jacarezinho e região. Sua empresa pode fazer parte desta missão de evangelização.

83.8 FM
85.4 FM
87.3 FM
87.7 FM
88.1 FM
88.3 FM
88.8 FM
89.2 FM
89.4 FM
90.2 FM
90.5 FM
90.9 FM
91.3 FM
91.7 FM
92.1 FM
92.4 FM
92.7 FM
93.8 FM
93.9 FM
95.6 FM
102.9 FM
110.9 FM
118.3 FM