BISPOS DO NORDESTE V DA CNBB ENCONTRAM-SE EM ROMA PARA A VISITA AD LIMINA APOSTOLORUM

Escrito por em 31 de maio de 2022

De 30 de maio a 4 de junho, os bispos do regional Nordeste V (que corresponde ao Estado do Maranhão)  da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizarão a  visita Ad Limina Apostolorum aos dicastérios e congregações da Cúria Romana e ao Papa Francisco.

Conforme explica o presidente do Regional Nordeste 5 e bispo da diocese de Coroatá, dom Sebastião Bandeira, o objetivo da visita é prestar comunhão ao Santo Padre, além de apresentar as propostas pertinentes à Igreja no Maranhão e estar atentos às opiniões dos cardeais. “Nós iremos visitar os organismos que fazem parte da nossa Igreja, queremos partilhar nossas preocupações em relação à vida do povo, à estrutura da nossa Igreja, colocar nossas inquietações, apresentar nossas propostas e também ouvir a opinião desses cardeais que acompanham a atividade da Igreja e ajudam o papa Francisco na sua missão”, disse.

“Esperamos que essa visita possa renovar em cada um de nós o nosso entusiasmo para a missão e também ser fonte de bênçãos para todo o nosso povo. Levaremos ao nosso papa Francisco o abraço de todos vocês e com certeza ele vai mandar e pedir a Deus que nos abençoe”, afirmou dom Sebastião.

Durante a semana os bispos participarão de celebrações em algumas Basílicas importantes como a Basílica de São Pedro, junto ao túmulo do primeiro papa, na Basílica de São Paulo, onde ele foi martirizado, e também na Basílica dedicada à Nossa Senhora. Além de visitas a entidades ligadas à vida da Igreja e instituições como o Colégio Pio Brasileiro, que pertence à CNBB, local onde alguns padres das dioceses do Maranhão foram enviados para estudos.

O bispo de Balsas e referencial para ação missionária do regional, dom Valentim Fagundes, participa pela primeira vez da visita e sua pauta é sobre a nova evangelização. “Tem toda uma programação que é feita com antecedência que a própria cúria romana nos envia dizendo quais os Dicastérios que vamos visitar, quais as congregações a serem visitadas no Vaticano”, contou.

Visita Ad Limina Apostolorum

Segundo o Diretório da visita ‘Ad Limina’, a visita Ad limina Apostolorum é realizada por bispos que presidem na caridade e no serviço às Igrejas particulares em todo o mundo, em comunhão com a Sé Apostólica e tem um significado preciso, ou seja, o revigoramento da própria responsabilidade de sucessores dos Apóstolos e da comunhão hierárquica com o Sucessor de Pedro, e a referência na visita a Roma, ao túmulo dos Santos Pedro e Paulo, pastores e colunas da Igreja Romana.

A visita é prevista no Código de Direito Canônico nos seus cânones 399-400: Cân 399 – § 1. O Bispo diocesano está obrigado a apresentar de cinco em cinco anos um relatório ao Sumo Pontífice sobre o estado da diocese que lhe está confiada, segundo a forma e o tempo determinados pela Sé Apostólica.

Antes da concretização da visita, os bispos realizam três passos: 1 – Preparação Remota (preparação espiritual, a elaboração e o envio do relatório quinquenal, os contatos com o Representante Pontifício local). 2 – Preparação Próxima (acordos prévios com o departamento competente da Congregação para os Bispos para estabelecer as datas e os detalhes da visita). 3 – A Visita (peregrinação em homenagem ao túmulo dos Príncipes dos Apóstolos, o encontro com o Santo Padre, e os contatos com os Dicastérios da Cúria Romana).

Programação

Com a programação em mãos, os bispos do Regional Nordeste 5 dividiram as falas conforme a congregação ou área de referência pastoral de cada bispo maranhense. A seguir, confira a programação geral:

Segunda-feira, 30 de maio
7h30 – Missa na Basílica Papal de São Pedro (Altar do Túmulo de São Pedro)
9h – Sínodo dos Bispos (Via della Conciliazione, 34) – Dom Evaldo
11h – Dicastério para a Lei, Família e Vida (Piazza San Calisto, 16) – Dom Armando
12h15 – Dicastério para promover o desenvolvimento humano integral (Piazza San Calisto, 16) – Dom Valdeci.

Terça-feira, 31 de maio
7h30 – Missa na Basílica Papal de São João de Latrão.
9h30 – Congregação para Bispos (em Congregação Clero) – Dom Sebastião Bandeira.
12h30 – Congregação para as Causas dos Santos (em congregação Clero) – Dom Vilsom Basso.
15h – Congregação para a Adoração Divina e a Disciplina dos Sacramentos (em congreg. Clero) – Dom Gilberto Pastana.
16h30 – Congregação para Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica (em Congregação Clero) – Dom João Kot.

Quarta-feira, 1 de junho
7h30 – Missa na Basílica Papal de Santa Maria Maggiore
9h30 – Congregação para a Doutrina da Fé (em Congregação Clero) – Dom Rubival Cabral
11h – Secretaria de Estado e Segunda Seção (Relações com Estados) – Dom Rubival Cabral
17h – Dicastério de Comunicação (Via Conciliazione, 5) – Dom Gilberto Pastana

Quinta-feira, 2 de junho
10h30 – Audiência com o Santo Padre – Dom Gilberto Pastana
15h – Pontifícia Comissão para a Proteção dos Menores (na Congregação do Clero) – Dom Elio Rama
16h – Comissão para a América Latina (Conciliação 1 a 4. Plano) – Dom Evaldo Carvalho

Sexta-feira, 3 de junho
9h45 – Congregação para a Educação Católica (Piazza Pio XII, 3 no terceiro andar) – Dom Francisco Lima
11h – Pontifício Conselho de Promoção da Nova Evangelização (Via Conciliazione, 5) – Dom Valentim Fagundes
12h15 – Congregação para o Clero (Piazza Pio XII, 3) – Dom Sebastião Bandeira
16h – Missa na Basílica Papal de São Paulo Fora dos Muros

Sábado, 4 de junho
Visita ao Colégio Pio Brasileiro – Via Aurélia

Com informações www.cnbbne5.org

Opinião dos leitores

Deixe uma resposta


Educadora 90.9

Jacarezinho

Current track

Title

Artist

     Uma Emissora da Rede Educadora de Comunicação e Evangelização.

Background