PAPA DEFINE SUA 35ª VIAGEM APOSTÓLICA A CHIPRE E À GRÉCIA COMO UMA “PEREGRINAÇÃO ÀS FONTES”

Escrito por em 3 de dezembro de 2021

“Uma peregrinação às fontes”: é assim que o Papa Francisco define sua viagem apostólica internacional, com início hoje, 2  de dezembro, até o próximo dia 6, que o levará a Chipre e à Grécia. Suas palavras ressoam numa mensagem em vídeo dirigida aos habitantes dos dois países: “todos, todos – sublinha o Pontífice – não apenas aos católicos”. Para eles, o Papa comunica “a alegria” de visitar estas “magníficas terras, abençoadas pela história, pela cultura e pelo Evangelho”, nos passos de “grandes missionários”, como “os apóstolos Paulo e Barnabé”.

O caminho sinodal e o encorajamento aos católicos

A primeira fonte da qual o Pontífice poderá saciar sua sede – explica – é a da fraternidade, “tão preciosa”, especialmente no contexto do caminho sinodal:

Há “uma graça sinodal”, uma fraternidade apostólica que tanto desejo e com muito respeito: é a expectativa de visitar as queridas Beatitudes Chrysostomos e Ieronymos, Chefes das Igrejas Ortodoxas locais. Como um irmão na fé, terei a graça de ser recebido por vós e de encontrar-vos em nome do Senhor da Paz.

E o abraço fraterno será também com “as irmãs e irmãos católicos” que, nessas terras, representam “pequenos rebanhos” amados pelo Senhor: a eles, o Papa levará “com carinho o encorajamento de toda a Igreja católica”.

Portos abertos e acolhimento aos migrantes e refugiados

A segunda fonte indicada pelo Pontífice, por sua vez, é “a antiga fonte da Europa”: Chipre, de fato, representa “um ramo da Terra Santa no continente”, enquanto “a Grécia é a pátria da cultura clássica”. A Europa, portanto, enfatiza Francisco, “não pode prescindir do Mediterrâneo, um mar que viu a difusão do Evangelho e o desenvolvimento de grandes civilizações”:

mare nostrum, que liga tantas terras, convida a navegar juntos, a não nos dividir, indo cada um sozinho, especialmente neste período em que a luta contra a pandemia ainda exige muito empenho e a crise climática se torna grande. O mar, que abraça muitos povos, com seus portos abertos, nos lembra que as fontes de convivência estão no acolhimento recíproco.

Não instrumentalizar quem que fogem da guerra e pobreza

Daí o forte apelo do Papa a não esquecer os migrantes, refugiados:

Pensando naqueles que, nos últimos anos e ainda hoje, fogem das guerras e da pobreza, que chegam às costas do continente e em outros lugares, e não encontram hospitalidade, mas hostilidade e são até mesmo instrumentalizados. Eles são nossos irmãos e irmãs. Quantos perderam suas vidas no mar! Hoje, o “Nosso Mar”, o Mediterrâneo, é um grande cemitério.

Fraternidade e integração, fontes da convivência

A terceira fonte da viagem, então, será a da humanidade: será concretamente representada pela etapa em Mytilene – Lesbos, onde o Papa irá na manhã de 5 de dezembro, para se encontrar com os refugiados. Assim como ele fez há cinco anos na mesma ilha:

Peregrino na fonte da humanidade, irei novamente a Lesbos, na convicção de que as fontes do viver em comum só florescerão novamente na fraternidade e na integração: juntos. Não há outro caminho, e com esta “ilusão” vou até vós.

A 35ª viagem internacional de Francisco

Por fim, o Papa invoca a bênção do Senhor para todos os habitantes de Chipre e da Grécia, levando em seu coração suas “expectativas, preocupações e esperanças”. Deve-se lembrar que a próxima visita será a 35ª viagem apostólica internacional do Pontífice, a terceira neste 2021, após a histórica visita ao Iraque em março e a peregrinação a Budapeste e Eslováquia em setembro passado. Em particular, Francisco será o segundo Papa a visitar Chipre e a Grécia: Bento XVI, de fato, havia visitado a ilha do Mediterrâneo Oriental em 2010, enquanto São João Paulo II havia feito uma etapa no país helênico em 2001.

Com informações e imagens do VaticanNews

Opinião dos leitores

Deixe uma resposta


Continuar lendo

Publicações anteriores

Vem ai Fetexas 2022


Miniatura

Educadora 90.9

Jacarezinho

Current track

Title

Artist

     Uma Emissora da Rede Educadora de Comunicação e Evangelização.

Background