31ª EDIÇÃO DO CURSO ANUAL PARA OS BISPOS DO BRASIL ABORDARÁ AS ATUALIZAÇÕES DA CATEQUESE PREVISTAS EM SEU NOVO DIRETÓRIO

Escrito por em 18 de janeiro de 2021

Pela primeira vez em sua história em razão da pandemia do novo Coronavírus, o Curso Anual para os Bispos do Brasil, promovido pela arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, será realizado totalmente em formato digital de 26 a 28 de janeiro. O tema da 31ª edição do curso é a catequese e a implantação no Brasil do seu novo diretório.

Com uma média de participação anual de 100 bispos, número definido em razão da estrutura do Centro de Estudos e Formação do Sumaré onde o curso é realizado, a formação este ano não tem limite de inscrição por conta do seu formato virtual. Por outro lado, é necessária a inscrição dos bispos, por meio do link já enviado, para assegurar o acesso ao curso.

Os conferencistas serão dom Rino Fisichella, presidente do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização da Santa Sé, órgão ao qual a catequese é ligada no Vaticano; o padre Flávio Plácida, professor na Pontifícia Universidade Urbaniana. Os dois abordarão a atual consciência da Igreja sobre a catequese e as implicações de implementação do novo diretório.

O arcebispo de Curitiba (PR) e presidente da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom José Antônio Peruzzo, também integra o time de conferencistas com a tarefa de apresentar o histórico da caminhada da catequese no Brasil nas últimas décadas.

Segundo o arcebispo da arquidiocese do Rio de Janeiro, cardeal Orani Tempesta, o curso vai aprofundar as atualizações da catequese presentes nos documentos da Santa Sé e também da CNBB. Além da catequese, o cardeal destaca que o curso vai falar também da Palavra de Deus e o seu anúncio às pessoas.

“A palavra de Deus nos ajuda a viver como cristãos no mundo contemporâneo. Estamos encontrando alternativas para que a nossa fé, cada vez mais, seja bem vivida. Por isto, a escolha do tema da atualização da catequese. Vamos também ouvir sugestões dos bispos para aprimorar a formação oferecida”, disse.

Programação e metodologia do formato virtual

A programação do curso contemplará a realização de duas conferências ao longo do dia, sendo uma pela manhã e outra à tarde. Depois das conferências haverá tempo para os bispos interagirem com os conferencistas convidados.

Pequenos vídeos de 5 minutos, preparados por catequistas dos regionais da CNBB como o Sul 3, Leste 1,  2 e  Norte 1, serão exibidos para apresentar experiências catequéticas do Brasil. Os audiovisuais abordarão os seguintes temas: bíblia e catequese,  catequese e liturgia,  catequese e culturas com foco no trabalho com indígenas, formação para catequistas e a cultura digital e catequese e família.

O bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portela Amado, relembrou que o cardeal Eugênio Salles disse, na primeira edição em 1990, que o curso anual oferecido aos bispos é um serviço que a arquidiocese do Rio de Janeiro presta à Igreja no Brasil. Identidade mantida pelo cardeal Eusébio Scheid e pelo atual arcebispo, cardeal Orani Tempesta.

Só em duas ocasiões o curso deixou de acontecer: no ano seguinte à sua criação porque os bispos indicaram que o melhor período para a sua realização seria em fevereiro, pediram para pular o ano de 1991 e retomar no ano seguinte; a segunda vez foi em função da realização da Conferência Episcopal Latino-Americana em Aparecida (SP), em 2007.

Dom Joel explica que a formação abrange duas vertentes: uma reflexiva e a outra de convívio e conhecimento de experiências pastorais relacionadas ao tema do curso. Temas como os documentos do Concílio Vaticano 2º, ecumenismo, missão, juventude, Comunicação foram abordados em suas 30 edições.

A formação, que conta sempre com um tema específico e é preparada com dois anos de antecedência, busca desenvolver uma reflexão teórica, teológica e pastoral sobre os temas da Igreja. Sua proposta metodológica se assenta na realização de conferências e outras atividades como conhecimento de experiências concretas ligadas ao aprofundamento. Em geral, os conferencistas são convidados vindos de universidades de Roma, ligados aos dicastérios  e  conselhos pontifícios da Santa Sé, bispos e professores brasileiros.

As inscrições dos bispos podem ser feitas pelo e-mail: cursobispos@gmail.com

Fonte/CNBB


Opinião dos leitores

Deixe uma resposta


Educadora 90.9

Jacarezinho

Current track

Title

Artist

     Uma Emissora da Rede Educadora de Comunicação e Evangelização.

Background