Recomeçar

Escrito por em 2 de julho de 2018

O clero de Jacarezinho fez seu retiro anual na última semana. Hoje se inicia em Matinhos um Curso de Revitalização para representantes de todas as dioceses do Paraná. Importante que os padres cultivem momentos de espiritualidade pessoal e presbiteral. Além disso, vale prepararem-se cada vez melhor para os desafios do tempo presente, não só pelas vias religiosas, mas também das ciências.

A História revela que nem sempre existiu essa preocupação. E a mentalidade arraigada na maioria dos fiéis desconhece a praxe e a necessidade de que os sacerdotes aprendam a se cuidar. Comum percebermos no modo de pensar, falar e julgar da população que o padre deve estar sempre à disposição e para toda e qualquer função. Tal mentalidade despersonaliza o ordenado, expondo-o a um risco muito sério: perder o sentido de sua vocação.

Evidentemente, há o extremo contrário, quando o presbítero dá valor demais a si mesmo, seus interesses, seu lazer, sua vaidade, e acaba disponibilizando para a pastoral bem menor tempo do que ela precisa. Também tal comportamento é despersonalizante e expõe o ordenado ao mesmo perigoso risco: perde o sentido de sua vocação.

Assim, peçamos a Deus que esses passos (retiros e cursos) sejam frutuosos em prol de reflexão e ação que favoreçam a saúde física, mental e espiritual dos nossos padres. Outrossim, que as comunidades sejam santificadas por eles, tornando-se também santificadoras de seus pastores.

Deus abençoe a todos.

Texto/Pe. Vagner Faustino


Opinião dos leitores

Deixe uma resposta


Continuar lendo

Educadora 90.9

Jacarezinho

Current track

Title

Artist

     Uma Emissora da Rede Educadora de Comunicação e Evangelização.

Background