Em 2025, o Projeto Comunhão e Partilha vai apoiar a formação de 305 seminaristas de 42 dioceses em todo país

A Comissão Especial para a Comunhão e Partilha da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) reuniu-se na sexta-feira, 7 de março, com o objetivo...
10 Mar
,
2025
Compartilhar Notícia

A Comissão Especial para a Comunhão e Partilha da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) reuniu-se na sexta-feira, 7 de março, com o objetivo de avaliar quais dioceses que se inscreveram até o dia 31 de janeiro passado e estão aptas a receber os recursos do fundo do Comunhão e Partilha em 2025.

Criado pelos bispos do Brasil na 50ª Assembleia da CNBB, o Projeto Comunhão e Partilha organiza um fundo composto por uma contribuição uma contribuição mensal de 1,5% das receitas ordinárias das dioceses e arquidioceses do Brasil. A partir do recurso enviado, o programa oferece apoio significativo à formação de seminaristas em diversas etapas e também à formação permanente do clero diocesano e de padres no Colégio Pio Brasileiro, especialmente nas dioceses com dificuldades financeiras.

“Hoje estamos nos encontrando para conversar sobre as dioceses que estão solicitando a ajuda do projeto. Foi uma conversa muito fraterna, com o coração atendemos a solicitação das dioceses para que elas possam participar de um projeto tão importante para a nossa Conferência”, pontuou o bispo de Primavera do Leste – Paranatinga (MT) e novo presidente da Comissão, dom João Aparecido Bergamasco.

Como é feita a distribuição dos recursos

Para 2025, os valores e critérios de distribuição dos recursos serão ajustados, com a manutenção do repasse mensal por seminarista, de acordo com a nova divisão das dioceses em grupos A, B e C.

O programa, que desde 2012 é um marco na colaboração entre as Igrejas do Brasil, visa apoiar a formação de seminaristas e o desenvolvimento contínuo do clero, especialmente nas dioceses com menor capacidade financeira. Em 2025, o fundo do Comunhão e Partilha repassará mensalmente 450 mil reais mensais para contribuir na formação de seminaristas em todo país.

“Eu sempre digo que o projeto Comunhão e Partilha é a pupila dos olhos da Conferência. É um sinal profundo de comunhão e partilha para com as dioceses mais pobres. É um grande sinal que se manifesta pela generosidade de cada diocese que contribui e participa do projeto”, disse dom João Aparecido.
Fotos: Giany Costa – Ascom CNBB

O Projeto “Comunhão e Partilha”

Aprovado na 50ª Assembleia Geral da CNBB, o projeto surgiu como uma resposta concreta à celebração dos 50 anos do Concílio Vaticano II, sendo desde então reconhecido como uma importante expressão de colegialidade entre os bispos do Brasil. Com uma contribuição mensal de 1,5% das receitas ordinárias das circunscrições eclesiásticas, o programa oferece apoio significativo à formação de seminaristas em diversas etapas e também à formação permanente do clero diocesano, especialmente nas dioceses com dificuldades financeiras.

Fonte/CNBB

Compartilhe esse conteúdo

Seja uma anunciante da Rádio Educadora

Divulgue sua marca na Rádio Educadora 90,0 FM e conecte-se com um público fiel, cristão e presente em Jacarezinho e região. Sua empresa pode fazer parte desta missão de evangelização.

83.8 FM
85.4 FM
87.3 FM
87.7 FM
88.1 FM
88.3 FM
88.8 FM
89.2 FM
89.4 FM
90.2 FM
90.5 FM
90.9 FM
91.3 FM
91.7 FM
92.1 FM
92.4 FM
92.7 FM
93.8 FM
93.9 FM
95.6 FM
102.9 FM
110.9 FM
118.3 FM