Celebrando 60 de criação, a diocese de Apucarana (PR) sedia a Assembleia
Teve início na tarde desse sábado, 8 de fevereiro, a primeira Assembleia do ano do episcopado paranaense, na cidade de Arapongas (PR), diocese de Apucarana (PR). Sediar a assembleia do episcopado é uma forma de homenagear a diocese, que está completando 60 anos de criação, propiciando que todo o episcopado esteja presente na celebração jubilar.
Estão reunidos todos os arcebispos e bispos das dioceses do Paraná, o administrador diocesano de Campo Mourão (PR), padre Genivaldo Barbosa; o presidente da Comissão Regional de Presbíteros, padre Edson Zamiro da Silva; e o secretário executivo da CNBB Sul 2, padre Valdecir Badzinski.
Neste primeiro dia, o episcopado teve uma reunião privativa com o núncio apostólico, dom Giambattista Diquattro. O arcebispo de Curitiba (PR), dom José Antonio Peruzzo, explicou que a reunião foi privativa e não reservada e que o encontro aconteceu num ambiente de muita fraternidade. “Nós perguntávamos e o núncio respondia, um outro sugeria e o núncio completava. Era ele o grande entrevistado, digamos assim. O núncio não é apenas um homem diplomático, é também inteligente, sabe conversar, é atualizado do ponto de vista teológico, por isso foi bom ouvi-lo, foi agradável”.
Confira o vídeo da entrevista com dom Peruzzo:
Após a reunião, os bispos encerraram as atividades do dia com a celebração da Eucarística, que foi presidida pelo núncio, dom Giambattista, ladeado pelo arcebispo de Londrina e presidente da CNBB Sul 2, dom Geremias Steinmetz; e pelo bispo de Apucarana, dom Carlos José de Oliveira.
Dom Carlos destacou a alegria de acolher a Assembleia dos Bispos do Paraná na sua diocese, especialmente por estar celebrando os 60 anos de sua criação. Ele ressaltou a importância desse encontro episcopal, como um momento de fraternidade e reflexão sobre a evangelização.
“É uma alegria imensa termos todo o Colégio Episcopal do Paraná reunido aqui na diocese de Apucarana, nestes dias de fraternidade, em que colegialmente vamos estudar vários assuntos referentes à evangelização. É também um momento histórico termos a presença do senhor núncio apostólico no meio a nós. Então, é um momento histórico e único na caminhada de 60 anos de nossa diocese”, disse o bispo.
Confira o vídeo da entrevista com dom Carlos.
Em entrevista, dom Giambattista falou sobre o significado deste encontro. “É um momento particular da vida da Igreja e dos bispos do Regional. Nesse encontro, eles manifestam e confirmam o desejo de reunir-se em sinodalidade, em colegialidade sinodal, que manifesta o compromisso da Igreja do Brasil para que o caminho seja conjunto, juntos na evangelização e no trabalho da missão”, afirmou o núncio.
Confira a entrevista com o núncio apostólico:
Amanhã, no período da manhã, o episcopado vai participar da 6ª Romaria da diocese de Apucarana (PR) e celebração solene dos 60 anos de criação da diocese. À tarde, os bispos terão um momento de confraternização. De segunda-feira, 10 de fevereiro, até quarta-feira, dia 12, os bispos iniciarão os trabalhos sobre uma extensa pauta de temas.
Karina de Carvalho Nadal – Jornalista da CNBB Sul 2