Papa Francisco nomeia novo bispo para a diocese de Lins, em São Paulo

Escrito por em 31 de outubro de 2024

A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou na manhã desta quarta-feira, 30 de outubro, a decisão do Papa Francisco em nomear para a vacante diocese de Lins, em São Paulo, dom João Gilberto de Moura, transferindo-o da sede episcopal de Jardim, no Mato Grosso do Sul. 

A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou nota de saudação ao novo bispo: 

Saudação ao novo bispo de Lins

Estimado irmão no episcopado, Dom João Gilberto de Moura 

É com grande alegria e gratidão que a Presidência da CNBB recebeu a notícia de sua nomeação como novo bispo da diocese de Lins, em São Paulo. O anúncio do Papa Francisco reflete não apenas a confiança da Igreja no Brasil em sua trajetória de fé e dedicação pastoral, mas também a esperança renovada para a comunidade que agora irá guiar. 

Sabemos que o senhor, Dom João, traz consigo uma rica experiência e um profundo compromisso com o evangelho, sempre pautado pelo amor e pelo serviço aos irmãos. Sua liderança será, sem dúvida, uma bênção para a diocese de Lins, promovendo o crescimento espiritual e a unidade entre os fiéis. 

Desejamo-lhes uma missão frutífera, repleta de sabedoria e inspiração, enquanto se dedica ao cuidado pastoral e à promoção da justiça e da paz. Que o Espírito Santo ilumine seus passos e que a Igreja Particular de Lins o acolha com carinho e respeito. 

Em Cristo, 

Dom Jaime Spengler
Arcebispo da arquidiocese de Porto Alegre – RS
Presidente da CNBB  

Dom João Justino de Medeiros Silva
Arcebispo da arquidiocese de Goiânia – GO
1º Vice- presidente da CNBB  

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo da arquidiocese de Olinda e Recife – PE
2º Vice-presidente da CNBB  

Dom Ricardo Hoepers
Bispo auxiliar da arquidiocese de Brasília – DF
Secretário-geral da CNBB 

Biografia de dom João Gilberto

Nascido em 21 de novembro de 1963, dom João Gilberto é formado em Filosofia pelo Seminário Maria Imaculada de Araxá (MG) e em Teologia por três instituições: Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto, em São Paulo; Seminário Maria Imaculada, em Brodowski, São Paulo, e Faculdade Nossa Senhora Assunção de São Paulo. 

Na diocese de Ituiutaba, em Minas Gerais, exerceu os postos de Vigário Paroquial da Catedral de São José (1996) e Reitor do Seminário Santo Cura’D Ars (1996); Coordenador Diocesano da Pastoral Vocacional (1996-1997); Assistente Eclesiástico do movimento serra(1996-1999); Pároco da Paróquia Cristo Rei em Centralina (1997-2002), Coordenador Diocesano da Pastoral da Criança (1999-2002); Pároco da São Francisco de Assis em Ituiutaba (2002-2008); Representante dos Presbíteros (1997-2003); Juiz da Câmara de Instrução Processual de Ituiutaba (2000-2013); Chanceler do Bispado (2002-2006); Coordenador Regional da Pastoral da Criança setor Ituiutaba (2004-2006); Vigário Geral da Diocese (2006-2007) e Administrador Diocesano “sede vacante” de Ituiutaba (2007); Pároco da Paróquia são José –sé Catedral (2008-2013), Vigário geral da Diocese (2008-2013). 

Em julho de 2013 foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo da diocese de Jardim (MS).  

Por Larissa Carvalho
CNBB

Opinião dos leitores

Deixe uma resposta


Educadora 90.9

Jacarezinho

Current track

Title

Artist

     Uma Emissora da Rede Educadora de Comunicação e Evangelização.

Background