Mês Missionário 2024: tempo de viver uma Igreja em saída

Escrito por em 2 de outubro de 2024

Neste mês de outubro, as Pontifícias Obras Missionárias (POM) e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) dão início ao Mês Missionário, um período dedicado à reflexão e à ação missionária em todo o país. O lema que inspira a Campanha Missionária em 2024 foi escolhido pelo Papa Francisco: “Ide, convidai a todos para o banquete” (Mt, 22,9). O tema “Com a força do Espírito, testemunhas de Cristo” nos convida a estarmos em comunhão com a Igreja da América que se prepara para viver o 6º Congresso Missionário Americano, o CAM6, em novembro deste ano, em Porto Rico.

O Mês Missionário quer mobilizar comunidades católicas para o engajamento na evangelização e no apoio às populações mais necessitadas em todo o mundo. As atividades do mês incluem celebrações litúrgicas, experiências de missão nas Paróquias, formações e campanhas de arrecadação de alimentos e roupas, além de ações de conscientização sobre a importância da missão na vida das comunidades.

Acesse todos os materiais da Campanha Missionária 2024 
(Hot site com arquivos)

Viver uma Igreja em saída

Cartaz do Mês Missionário 2024.

A Campanha Missionária é uma oportunidade para que os fiéis reflitam sobre seu papel na missão de Cristo e se envolvam em atividades que promovam a paz, a justiça e a dignidade humana. As POM e a CNBB incentivam todas as paróquias a organizarem eventos e ações que unam a comunidade em torno do compromisso missionário.

Segundo Dom Ricardo Hoepers, secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a vivência do mês missionário é um convite do próprio Cristo a cada um de nós. “Cristo nos convida para seu banquete! São os sinais do Reino de Deus no meio de nós! O mês missionário nos convida a partilharmos o que temos na mesa de nossas comunidades testemunhando como será o banquete no céu”, lembrou o secretário geral da CNBB.

Fundo Mundial de Solidariedade

Este tempo vivido por toda a Igreja também enfatiza a solidariedade e a importância de se olhar para as realidades sociais e missionárias do Brasil e do mundo. No Dia Mundial das Missões, celebrado em todas as comunidades nos dias 19 e 20 de outubro, as doações arrecadadas durante a coleta missionária são enviadas para o Fundo Mundial de Solidariedade em Roma, forma concreta da Igreja colaborar com mais de 1.118 dioceses que necessitam de recursos financeiros para seus projetos de evangelização, educação, saúde, desenvolvimento comunitário e assistência social.

Em 2023, a contribuição da Igreja do Brasil para o Fundo Mundial de Solidariedade foi de quase 11 milhões de reais (valor exato de R$ 10.968.656,39). As ofertas doadas durante a coleta missionária em todas as comunidades do Brasil são encaminhadas pelas dioceses para as Pontifícias Obras Missionárias, em sua sede nacional em Brasília. Dessa coleta, 80% são destinados para apoiar as dioceses mais pobres do mundo, com projetos na África, Ásia, Oceania, América Latina e Caribe. Os outros 20% permanecem no Brasil para apoiar as ações missionárias no país., na cidade de Bogotá, Colômbia.

Com informações das POM


Opinião dos leitores

Deixe uma resposta


Educadora 90.9

Jacarezinho

Current track

Title

Artist

     Uma Emissora da Rede Educadora de Comunicação e Evangelização.

Background