O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 12 de abril, o padre José Hamilton de Castro, do clero de Guaxupé (MG), como bispo para a diocese de Almenara (MG), vacante desde agosto de 2022, quando o dom José Carlos Brandão Cabral foi transferido para a diocese de São João da Boa Vista (SP). A CNBB enviou saudação ao nomeado.
Currículo e trajetória eclesial
Padre José Hamilton nasceu em 20 de abril de 1961 na cidade de Monte Santo de Minas Gerais (MG). Fez seus estudos Fundamental e Médio no colégio estadual “Abel dos Reis”, em Cácia dos Coqueiros (SP) de 1974 a 1980.
Ingressou no seminário da diocese de Guaxupé em 1990. Estudou no seminário arquidiocesano Maria Imaculada da arquidiocese de Ribeirão Preto, situado em Brodowisk (SP). Licenciou-se em Filosofia pela faculdade Claretiana de Batatais, de 1990 a 1992. Fez seus estudos teológicos no Centro de Estudos Teológicos da arquidiocese de Ribeirão Preto (SP), de 1993 a 1996.
Foi ordenado diácono em 13 de setembro de 1996 na paróquia Imaculada Conceição, em Divisa Nove (MG), e ordenado presbítero em 4 de maio de 1997, na cidade de Natal de Monte Santo (MG).
Em 1997, assumiu a função de vice-reitor do seminário São José em Guaxupé. Em 1998, assumiu a reitoria da Casa de Formação Presbiteral Nossa Senhora das Dores, em Pouso Alegre (MG), sendo formador de Teologia. De 1990 a 2000, assumiu a reitoria do seminário diocesano de Guaxupé (MG), sendo também vigário da paróquia da catedral.
De 2001 a outubro de 2007, foi pároco da paróquia São José em Machado (MG) e coordenador de Pastoral no setor Alfenas (MG). De outubro de 2007 a janeiro de 2013, foi pároco na paróquia São Sebastião em São Sebastião do Paraíso (MG), assumindo também a coordenação de pastoral do Setor Paraíso.
De fevereiro de 2013 a 2015, reassumiu a reitoria do seminário diocese São José em Guaxupé. De janeiro de 2016 a dezembro de 2018, foi vice-reitor da Casa de Formação Prebisteral Santo Antônio, situada em Pouso Alegre, formador de Teologia e vigário paroquial da paróquia São Sebastião, em Alfenas. Também fez parte do Conselho de Presbíteros e do Colégio de Consultores da diocese de Guaxupé.
Saudação da CNBB ao monsenhor José
Hamilton de Castro
Prezado Monsenhor José Hamilton de Castro,
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recebe com alegria a notícia da sua nomeação como bispo para servir à diocese de Almenara (MG). Deseja um profícuo ministério e, ao saudá-lo, recorda o convite feito pelo Papa Francisco na missa de Páscoa, em sua mensagem Urbi et Orbi, realizada na Praça São Pedro, no domingo 9:
“Sim, temos a certeza: verdadeiramente Cristo ressuscitou. Acreditamos em Vós, Senhor Jesus, acreditamos que convosco renasce a esperança, o caminho continua. Vós, Senhor da vida, encorajai os nossos caminhos e repeti, também a nós, como aos discípulos na noite de Páscoa: ‘A paz esteja convosco’. (…) Apressemo-nos também nós a superar os conflitos e as divisões, e a abrir os nossos corações aos mais necessitados. Apressemo-nos a percorrer sendas de paz e fraternidade. O caminho é longo e devemos suplicar ao Ressuscitado: “Ajudai-nos a correr ao vosso encontro!”.
Que como o Santo Padre, o senhor se deixe marcar pelas “surpresas de Deus” neste tempo em que foi enviado em missão para a Igreja particular de Almenara (MG).
Que o nosso Deus, que nos amou tanto, o cubra de bênçãos neste seu novo ministério e nos faça entender que é “o amor que dá perfeição às nossas obras”.
Em Cristo,
Dom Walmor Oliveira de AzevedoArcebispo de Belo Horizonte (MG)Presidente da CNBB
Dom Jaime SpenglerArcebispo de Porto Alegre (RS)Primeiro Vice-Presidente da CNBB
Dom Mário Antônio da SilvaArcebispo de Cuiabá (MT)Segundo Vice-Presidente da CNBB
Dom Joel Portella AmadoBispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)Secretário-geral da CNBB
Fonte/CNBB