PAPA FRANCISCO NOMEIA DOM GEOVANE LUÍS DA SILVA COMO BISPO DE DIVINÓPOLIS (MG)

Escrito por em 19 de abril de 2023

O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 19 de abril, o bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG), dom Geovane Luís da Silva, como bispo para a diocese de Divinópolis (MG). Vacante desde 14 de dezembro de 2022, quando dom José Carlos de Souza Campos foi nomeado arcebispo de Montes Claros (MG), a diocese de Divinópolis esteve sob os cuidados do administrador diocesano, padre Paulo Sérgio Diniz Mendes. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil enviou saudação a dom Geovane.

Biografia e trajetória eclesial

Nasceu em Barbacena, aos 21 de junho de 1971. Filho de José Sabino da Silva e Antônia Ferreira da Silva.  Cursou filosofia e teologia no Seminário de Mariana, onde recebeu o ministério de Leitor (1994) , Acólito (1995) e foi ordenado diácono (1996). Inserido na Ordem dos Presbíteros aos 21 de junho de 1997 (Carandaí).

Trabalhou em Ouro Preto (1996-1998) como colaborador e vigário paroquial, na Paróquia Santa Ifigênia. Em Mariana (1998-2003; 2006-2011), atuou na paróquia Sagrado Coração de Jesus como Vigário Paroquial, Administrador Paroquial e Pároco.

Obteve o título de Mestre (2003-2005) pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, onde estudou Teologia Dogmática e propôs a tese: “Sacrosanctum Concilium 59: elementos de teologia sacramental”. Possui pós-graduação em Cultura e Arte Barroca pela Universidade Federal de Ouro Preto (2010-2011).

Atuou como formador, diretor espiritual e professor no seminário (1998-2016) onde lecionou Introdução à Liturgia e aos Sacramentos; Iniciação Cristã; Penitência e Unção dos Enfermos, Pneumatologia. Exerceu a função de bibliotecário e diretor acadêmico do curso de Teologia (2006-2011).

Participou da Fundação Cultural da Arquidiocese de Mariana (1999-2016); esteve à frente do Museu (1999-2003) e da Comissão Arquidicesana de Arte Sacra (2008-2016).Atuou nos processos de beatificação dos veneráveis dom Viçoso, Isabel Cristina e do servo de deus, dom Luciano.

Coordenou a Catequese na região Mariana Norte (2002-2003). Foi pároco da paróquia N. Sra. da Piedade, em Barbacena (2011-2017). Assessorou a Pastoral Litúrgica, na região Mariana Norte (1998-2001) e Sul (2011-2013). Exerceu a função de vigário episcopal (2013-2016) e membro do Colégio dos Consultores.

Aos 21 de dezembro de 2016, foi nomeado bispo auxiliar da arquidiocese de Belo Horizonte pelo Papa Francisco. Sua ordenação episcopal se deu aos 25 de março de 2017 (Barbacena). No dia 5 de abril de 2017, iniciou seu ministério e foi-lhe confiada a região episcopal Nossa Senhora da Piedade (Belo Horizonte/Centro-Sul, Sabará, Caeté, Taquaraçu de Minas, Nova União, Nova Lima, Raposos e Rio Acima).

Atualmente acompanha o vicariato episcopal Para Ação Pastoral, o secretariado arquidiocesano de Liturgia, o Tribunal Eclesiástico/Vigararia Geral/Chancelaria e o Conselho Arquidiocesano dos Reitores de Santuário. Integra a Mesa Diretora do Conselho Arquidiocesano Pró-Vida.

No dia 4 de junho, foi eleito secretário do regional Leste II da CNBB para o quadriênio 2019-2023.

Seu lema episcopal provém do comentário de Agostinho (CXXIII.5) a Jo 21,12-19: Sit Amoris Officium, pascere dominicum gregem | Seja serviço de amor, apascentar o rebanho do Senhor. O ministério apostólico nasce do amor de Cristo, Bom Pastor, e simultaneamente é irradiação deste mesmo amor que se revela no serviço alegre e generoso a todos.

Saudação da CNBB a Dom Geovane Luís da Silva

Prezado Dom Geovane Luís da Silva,

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recebe com alegria a notícia da sua nomeação como bispo para servir à diocese de Divinópolis (MG). Deseja um profícuo ministério e, ao saudá-lo, recorda, neste tempo ainda em que celebramos do Domingo da Divina Misericórdia, das palavras do Papa Francisco na Carta Apostólica, Misericordia et misera, datada do quarto ano do seu pontificado e publicada na ocasião do Jubileu Extraordinário da Misericórdia.

“A misericórdia é esta ação concreta do amor que, perdoando, transforma e muda a vida. É assim que se manifesta o seu mistério divino. Deus é misericordioso (cf. Ex 34, 6), a sua misericórdia é eterna (cf. Sal 136/135), de geração em geração abraça cada pessoa que confia n’Ele e transforma-a, dando-lhe a sua própria vida.”

Que como o Santo Padre, o senhor se deixe marcar pelas “surpresas de Deus” neste tempo em que foi enviado em missão para a Igreja particular de Divinópolis (MG).

Que o nosso Deus, que nos amou tanto, o cubra de bênçãos neste seu novo ministério e nos faça entender que é “o amor que dá perfeição às nossas obras”.

Em Cristo,

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB

Dom Mário Antônio da Silva
Arcebispo de Cuiabá (MT)
Segundo Vice-Presidente da CNBB

Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral da CNBB

Fonte/CNBB

Opinião dos leitores

Deixe uma resposta


Continuar lendo

Educadora 90.9

Jacarezinho

Current track

Title

Artist

     Uma Emissora da Rede Educadora de Comunicação e Evangelização.

Background