CONGREGAÇÃO PARA O CULTO DIVINO E A DISCIPLINA DOS SACRAMENTOS DIVULGA NOTA AOS BISPOS E ÀS CONFERÊNCIAS EPISCOPAIS SOBRE AS CELEBRAÇÕES DA SEMANA SANTA

Escrito por em 29 de março de 2022

Nas festas pascais dos anos passados, marcadas pela difícil situação da pandemia, a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos ofereceu algumas orientações para ajudar os bispos na sua tarefa de avaliar as situações concretas e proporcionar o bem espiritual dos pastores e fiéis na vivência da Semana Santa, centro de todo o ano litúrgico.

Agora, em 2022, a Congregação através de um documento publicado em italiano, francês, inglês e espanhol trata novamente da Semana Santa no contexto da pandemia. A Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) o traduziu para o português.

O Documento salienta que a Congregação, em vista da diminuição da pandemia, embora com velocidades diversas em cada Nação, não pretende oferecer outras orientações para as celebrações da Semana Santa, visto que a experiência que as Conferências Episcopais adquiriram nestes anos, certamente permite enfrentar as diversas situações no modo mais adequado, sempre tendo o cuidado de observar as normas rituais contidas nos livros litúrgicos.

Portanto, a Congregação dirige a todos um convite à prudência, evitando gestos e comportamentos que poderiam ser potencialmente arriscados. “Cada análise e decisão seja sempre tomada de acordo com a Conferência Episcopal, que levará em consideração com as normas que as autoridades civis competentes estabelecerão nos diversos Países”, diz o Documento.

Pedido de Oração

No Documento, a Congregação também salientou que, nos últimos dias, o Santo Padre fez um convite, muitas vezes, para rezar pedindo a Deus o dom da paz para a Ucrânia, para que cesse esta “guerra repugnante”.

“Junto com a Ucrânia também queremos recordar todos os outros conflitos, infelizmente sempre numerosos, em muitos países do mundo: uma situação que o Papa Francisco descreveu como uma terceira guerra mundial em pedaços. Na celebração da Paixão do Senhor, da Sexta-feira Santa, a liturgia nos convida a elevar a Deus a nossa súplica pela Igreja e pelo mundo inteiro”, diz o Documento.

Na Oração Universal, a Congregação deseja que todos invoquem o Senhor pelos poderes públicos (IX oração) para que lhes dirija o espírito e o coração para que todos possam gozar de verdadeira paz e liberdade, e por todos os que sofrem provações (X oração) para que se alegrem em suas provações com o socorro da misericórdia do Senhor.

“Desde já, fazemos nossa esta oração por todos os irmãos e as irmãs que vivem a atrocidade da guerra, em particular na Ucrânia”, afirma no Documento.

Confira (AQUI) o documento na íntegra.

Fonte/CNBB

Opinião dos leitores

Deixe uma resposta


Educadora 90.9

Jacarezinho

Current track

Title

Artist

     Uma Emissora da Rede Educadora de Comunicação e Evangelização.

Background