SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ESCLARECE:
Escrito por Rede Educadora FM em 8 de fevereiro de 2022
1. Nesta segunda-feira, dia 7, foi realizada vacinação contra a Covid-19 em todas as unidades de Saúde, aberta a todas as pessoas, com exceção daquelas que necessitavam das vacinas das marcas Coronavac e Janssen.
2. Como o comparecimento foi maciço, faltaram doses e muitas pessoas não conseguiram ser vacinadas. É importante destacar que nossa população está ansiosa pela vacinação, e isso é um excelente sinal.
3. Em cerca de 1 hora foram aplicadas 1.204 vacinas, hoje. Até aqui, desde o início das vacinações, já foram aplicadas 76.393 doses, o que demonstra a capacidade das equipes da Saúde.
4. Como há muita gente procurando se vacinar, especialmente depois do início de ano, com o grau de infecção fulminante da variante Ômicron, não está sendo possível atender toda a demanda.
5. Observamos nos comentários na página críticas duras, ásperas, que não condizem com a realidade observada até aqui, e as consideramos injustas. A Administração Municipal tem feito todos os esforços para garantir pronto atendimento na Unidade Sentinela, onde acabou com as filas; nas vacinações das crianças de 5 a 11 anos; nas demais vacinações, como contra a H1N1, e nos outros serviços prestados no atendimento à população.
6. A distribuição de senhas para vacinação, verificada hoje em alguns locais, se deu justamente para evitar filas. Foram distribuídas às pessoas que chegaram muito mais cedo do que o previsto, e já se aglomeravam em frente a algumas unidades de Saúde. Com isso, quem chegou depois das 13 horas ficou sem vacina e sem as senhas. Foi um erro cometido na tentativa de acertar. Não fosse tomada essa medida, de distribuição de senhas, e provavelmente as queixas seriam porque havia uma fila muito grande.
7. Quem compra e repassa as vacinas às Prefeituras é o Ministério da Saúde. A cobrança pela compra de maior número de vacinas deve ser dirigida ao Ministério, e a Administração Municipal tem feito sua parte, cobrando via Secretaria Estadual. O Ministério, por sua vez, poderá esclarecer se as poucas doses entregues têm ocorrido por falta de imunizantes nas fábricas ou por deficiência na logística utilizada.
8. A Secretaria Municipal de Saúde vai receber as críticas observadas hoje com humildade para que possa se preparar de outra maneira nas futuras vacinações, evitando transtornos.
9. Nesta terça-feira, dia 8, será a vez da vacinação pediátrica, em todas as unidades de Saúde, conforme reivindicação das mães, e esperamos que haja vacinas suficientes. Caso compareçam mais crianças do que o número previsto, vamos informar aqui na página do Facebook, para que não haja o deslocamento desnecessário até as unidades de Saúde.
Gratos pela atenção.
Fonte/Face da Prefeitura de Jacarezinho