DOM FRANCISCO CARLOS BACH É NOMEADO PRESIDENTE DA COMISSÃO ESPECIAL PARA A PROTEÇÃO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DA CNBB

Escrito por em 2 de fevereiro de 2022

A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) nomeou o bispo de Joinville (SC) e presidente do regional Sul 4 da CNBB, dom Francisco Carlos Bach, como presidente da Comissão Especial para a Proteção da Criança e do Adolescente. A nomeação aconteceu em 30 de dezembro de 2021.

Juntamente com dom Francisco, são membros da Comissão Especial, dom José Aparecido Gonçalves de Almeida (bispo auxiliar de Brasília), dom José Negri (bispo de Santo Amaro), dom José Ruy Gonçalves Lopes (bispo de Caruaru).

Também foram nomeados para assessorar a Comissão o padre Everton Fernandes Moraes; padre Tarcísio Pedro Vieira; Eliane de Carli; Hugo José Sarubbi Cysneiros Oliveira e Nelson Giovanelli Rosendo dos Santos.

Leia na íntegra a nomeação.

A Comissão Especial para a Proteção da Criança e do Adolescente

Desde 2019, após o Papa Francisco publicar um Motu Proprio que estabeleceu novos procedimentos para denunciar assédios e violências e garantir que, entre outras coisas, bispos e superiores religiosos prestem contas de suas ações, a Comissão Especial de Proteção da Criança e do Adolescente vem ganhando destaque em suas atividades e orientações para garantir o cumprimento do decreto papal.

Prova disso foi a implementação do núcleo Lux Mundi, uma parceria da Comissão Especial para a Proteção da Criança e do Adolescente, da CNBB, com a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) para facilitar e possibilitar o estabelecimento de comissões nas dioceses e congregações religiosas e velar pelo bom desempenho das mesmas para a proteção das crianças, adolescentes e pessoas vulneráveis.

O núcleo Lux Mundi tem por objetivo acompanhar as comissões e ser referência para dúvidas em relação à aplicação dos direcionamentos indicados pelo Papa Francisco.

Com informações do regional Sul 4 da CNBB

Opinião dos leitores

Deixe uma resposta


Educadora 90.9

Jacarezinho

Current track

Title

Artist

     Uma Emissora da Rede Educadora de Comunicação e Evangelização.

Background