ARCEBISPO DE CAMPINAS (SP) REALIZA ENTREGA DOS TROFÉUS MARGARIDA DE PRATA (MELHOR CURTA) E DOM LUCIANO MENDES (SITES E BLOGS)

Escrito por em 19 de novembro de 2021

O arcebispo de Campinas (SP), dom João Inácio Müller, presidiu a missa de entrega dos troféus da 53ª edição dos Prêmios de Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB),  na Paróquia São Francisco de Assis, em Indaiatuba (SP). Na ocasião foram entregues os troféus Margarida de Prata (para a categoria de melhor curta-metragem) e o Dom Luciano Mendes (para a categoria de sites e blogs).

Receberam os troféus pelas mãos de dom João Inácio Müller, Álvaro da Silva Júnior o ganhador do melhor curta por “Ser Negro – além das quatro linhas” e Marcelo Jacyntho de Godoy, ganhador da categoria sites e blogs por Bendita Pascom”. A missa foi transmitida pelas redes sociais da arquidiocese de Campinas, o Youtube e Facebook.

Na ocasião, Álvaro agradeceu primeiramente à CNBB pelo reconhecimento do trabalho realizado na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, em parceria com alunos da faculdade de jornalismo.  “Escolhemos esse tema porque sabemos que o racismo está muito entranhado em nossa sociedade, principalmente na área de esporte, no caso do futebol. Queríamos dar luz e voz às pessoas que não tem voz, que são caladas e acabam sofrendo muito preconceitos, disse.

“Esse prêmio é um reconhecimento não só ao nosso trabalho, mas para dar luz justamente a essas pessoas que muitas vezes são marginalizadas”, disse Álvaro.

Já Marcelo salientou que aquilo ali não era só um troféu, mas que fazia parte de sua história. “Eu dedico esse prêmio a minha família, aos meus amigos e ofereço esse prêmio também ao padre Paulo Renato”, disse.

“A minha história começa, em 1992, em Itaici, quando eu estava em um encontro de jovens da paróquia e meu pároco foi até esse encontro. E estava sentado e o pároco passou e me perguntou o porquê de eu estar tão pensativo. E eu respondi a ele que queria ser comunicador, queria ter o dom de falar, e foi aí que ele conversou comigo e disse que lá na frente eu iria dar muito orgulho para a minha Igreja. E agora, em 2021, deu certo! Aquela palavra do padre foi uma semente e esse troféu eu dedico para o senhor também, padre Paulo”, finalizou Marcelo.

O que é o Prêmio de Cinema Margarida de Prata?

A CNBB instituiu, em 1967, o primeiro Prêmio de Comunicação Margarida de Prata para o Cinema, que representou um importante apoio à produção cultural livre. O prêmio é entregue em duas modalidades:

a) Longa-metragem: podem participar desta categoria os filmes, ficcionais ou documentários, com duração mínima de 70 minutos.

b) Curta-metragem: podem participar desta categoria os filmes, ficcionais ou documentários com menos de 70 minutos (incluindo créditos).

E o prêmio Dom Luciano Mendes de Almeida?

Na celebração de 50 anos dos Prêmios de Comunicação, a CNBB lançou este prêmio para reconhecer o trabalho de convergência midiática realizado no ambiente virtual da internet. Este prêmio está dividido em três modalidades. Os trabalhos concorrentes devem colocar em evidência valores humanos e cristãos, com conteúdo no formato digital:

a) Sites/Portais/Blogs Local na Internet identificado por um nome de domínio, constituído por uma ou mais páginas de hipertexto, que podem conter textos, gráficos e informações em multimídia.

b) Iniciativas com Redes Sociais: projetos lançados em redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, You Tube, etc) para criar laços entre pessoas em vista da apresentação, defesa e engajamento em uma causa religiosa ou social.

c) Aplicativos Aplicativo (app) é um software desenvolvido para ser instalado em um dispositivo eletrônico móvel.

Fonte/CNBB


Opinião dos leitores

Deixe uma resposta


Educadora 90.9

Jacarezinho

Current track

Title

Artist

     Uma Emissora da Rede Educadora de Comunicação e Evangelização.

Background