DIRETORIA DA REDE CATÓLICA DE RÁDIOS (RCR) APONTA PERSPECTIVAS PARA A REALIZAÇÃO DO PRIMEIRO CENSO DAS RÁDIOS DE INSPIRAÇÃO CATÓLICA NO BRASIL

Escrito por em 29 de junho de 2021

Diante do aval do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para a realização do primeiro censo das rádios de inspiração católica no Brasil, uma parceria da Rede Católica de Rádios (RCR) e a Comissão para a Comunicação da CNBB, o portal da Conferência conversou com a diretoria da RCR para saber quais serão os próximos passos para a sua realização.

Angela Morais, presidente da RCR, disse que a partir de agora, a RCR e a Signis Rádio têm como meta o planejamento da comunicação estratégica para que o censo possa dar o seu início. “Nosso maior objetivo é aproximar as emissoras católicas que são muitas no Brasil daquela que é a nossa grande missão: ser força, fortalecer a Igreja no Brasil através do rádio”, disse.

O rádio, segundo Angela, já viveu muitas etapas desde a sua fundação. “Com o advento da tecnologia, da televisão, sempre se achava que o rádio seria esquecido e felizmente, com esse período de pandemia que vivemos no Brasil, com muitas pessoas sofrendo, o rádio tornou-se novamente muito importante, pois veio às claras o quanto é essencial para comunicar em tantos rincões desse país”.

A partir de agora Angela explicou que a RCR e a Signis Rádio têm como meta, com o censo, aproximar as emissoras não só da CNBB, mas sobretudo, para que sejam uma força de comunicação em todo o território brasileiro. “Nós somos uma força e uma potência extraordinária, porém muitas vezes pela geografia, pelas distâncias, pela linguagem acabamos nos distanciando e nós percebemos o quanto é importante nesse momento de pandemia a presença, como nos faz falta estar com aqueles que amamos, então o rádio é realmente um grande companheiro, além de ser uma potência de comunicação”, disse.

O próximo passo, conforme a presidente da RCR, é o de realizar um planejamento e em parceria com a Comissão para a Comunicação da CNBB fazer com que o censo seja absorvido por todo o Brasil, dioceses, regionais, para que se possa realizá-lo em comunhão, em fraternidade e ao final também promover a unidade. “Mapear todas as emissoras de inspiração católica é urgente e se faz necessário para que também possamos com essa unidade fortalecer cada emissora católica”, disse.

Angela explicou que um planejamento e um cronograma foram apresentados em uma reunião com a diretoria da RCR e o presidente da Signis Brasil, na quinta-feira, 24 de junho. Posteriormente haverá uma outra reunião com a Comissão para a Comunicação para apresentar as estratégias.

Sinodalidade e comunhão – O vice-presidente da RCR, Jorge Teles, disse que o censo pretende reunir informações sobre a radiodifusão católica no país. Dados como quantas são, onde estão, qual o perfil das rádios serão apurados. “Precisamos de um diagnóstico para pensar a caminhada futura, pensar projetos a curto – médio – longo prazo. Precisamos saber quais são as expectativas das rádios, o que elas estão vislumbrando, o que esperam de nós enquanto Signis Rádio. Penso que a comunhão, uma caminhada conjunta só nos tornará mais fortes. Sinodalidade talvez seja a palavra, o objetivo final de nosso censo”, disse.

Fonte/CNBB

Foto/Roberto Carlos


Opinião dos leitores

Deixe uma resposta


Continuar lendo

Educadora 90.9

Jacarezinho

Current track

Title

Artist

     Uma Emissora da Rede Educadora de Comunicação e Evangelização.

Background