CONSELHO PERMANENTE DA CNBB REFLETE SOBRE AS CONJUNTURAS SOCIOPOLÍTICA E ECONÔMICA E ACOLHE INFORME SOBRE OS SÍNODO DOS BISPOS

Os bispos, representantes de organismos do Povo de Deus, assessores e convidados se encontram na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em...
21 Nov
,
2023
Compartilhar Notícia

Os bispos, representantes de organismos do Povo de Deus, assessores e convidados se encontram na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília, de 21 a 23 de novembro, para a última reunião do Conselho Permanente do ano.

Em vídeo, o arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Jaime Spengler reforçou que o Conselho Permanente da CNBB é uma instância de coordenação abaixo apenas da Assembleia da instituição. “O Conselho Permanente tem a missão de avaliar e encaminhar as decisões tomadas pelos bispos brasileiros na Assembleia da CNBB”, disse.

Após a sessão de abertura, que contou com a presença do núncio apostólico do Brasil, dom Giambattista Diquattro, os membros do Conselho Permanente refletiram sobre as análises de conjuntura sociopolitica e eclesial. Elaborada pelo Grupo de Análise de Conjuntura da CNBB Padre Thierry Linard, a análise sociopolítica foi apresentada pelo bispo de Carolina (MA) e coordenador da equipe, dom Francisco Lima. A análise de conjuntura eclesial, sob responsabilidade do Instituto Nacional de Pastoral Padre Alberto Antoniazzi, foi apresentada pelo bispo auxiliar do Rio de Janeiro, dom Joel Portella.

Sínodo sobre a Sinodalidade

A sessão da tarde foi dedicada a uma partilha sobre o processo do Sínodo sobre a Sínodalidade, cuja primeira sessão da Igreja Universal aconteceu em outubro em Roma. O presidente da CNBB, dom Jaime Spengler, ressaltou alguns elementos que favoreceram a realização do encontro, entre os quais o retiro que precedeu a primeira sessão que assegurou um clima de oração e fraternidade do encontro. Os outros brasileiros que participaram do Sínodo também compartilharam suas percepções.

A programação seguiu com um informe do Comitê de Gestão da CNBB sobre as Campanhas para a Evangelização e da Fraternidade. O informe foi apresentado pelo ecônomo da CNBB, monsenhor Nereudo Freire Henrique. Ele destacou também que a CNBB vem buscando maior transparência e eficácia. Um exemplo, é que o orçamento de 2024 será gerenciado por centro de custos ou unidades. Por exemplo, o que é gasto cada departamento e setor.

Outros dois informes foram dados sobre o processo de articulação brasileiro da “Economia de Clara e Francisco” e o trabalho que desenvolve a Rede Eclesial Platina. No final do dia, os bispos tiveram um momento para uma reunião reservada e a celebração eucarística às 19h.

Fonte-CNBB

Compartilhe esse conteúdo

Seja uma anunciante da Rádio Educadora

Divulgue sua marca na Rádio Educadora 90,0 FM e conecte-se com um público fiel, cristão e presente em Jacarezinho e região. Sua empresa pode fazer parte desta missão de evangelização.

83.8 FM
85.4 FM
87.3 FM
87.7 FM
88.1 FM
88.3 FM
88.8 FM
89.2 FM
89.4 FM
90.2 FM
90.5 FM
90.9 FM
91.3 FM
91.7 FM
92.1 FM
92.4 FM
92.7 FM
93.8 FM
93.9 FM
95.6 FM
102.9 FM
110.9 FM
118.3 FM