PASTORAL DA CRIANÇA É UM DOS ORGANISMOS DA IGREJA NO BRASIL QUE SE EMPENHA EM DIMINUIR MORTALIDADE MATERNA

Escrito por em 30 de maio de 2023

A mortalidade materna ainda é um grande desafio de saúde pública. Segundo dados da Organização Panamericana da Saúde, cerca de 830 mulheres morrem todos os dias por complicações relacionadas à gravidez ou ao parto em todo o mundo, sendo que a maioria das mortes poderiam ter sido evitadas.

A situação tornou-se ainda mais grave devido aos impactos diretos e indiretos da pandemia da Covid-19, que levou a um grande retrocesso em vários países. No Brasil as taxas de mortalidade materna dobraram no período, voltando a níveis registrados há 25 anos.

Dedicado a um momento para reflexão e conscientização sobre o tema, no dia 28 de maio se celebrou o dia nacional de redução da mortalidade materna, um momento para principalmente se “cobrar políticas públicas e ações imediatas que contribuam para diminuir o número de mortes de mulheres durante a gestação, parto e pós-parto”, afirma a Pastoral da Criança.

Pastoral da Criança é um dos organismos de ação social da Igreja responsável por prevenir mortes maternas, por meio de seus líderes e agentes, ao fazerem as visitas domiciliares, orientando sobre os direitos das gestantes durante o pré-natal, o nascimento e o período pós-parto.

Os agentes também alertam sobre os sinais de perigo, falam sobre a importância dos primeiros 1000 dias de vida e, especialmente, oferecem preocupação e apoio fraterno e emocional. O aplicativo Pastoral da Criança + Gestante é outro aliado na prevenção de mortes maternas. “As informações disponíveis podem ajudá-la a ficar mais informada e deixá-la mais ciente dos seus direitos, de quando precisar ajuda e onde pode buscá-la”, informa a Pastoral.

“Líder, divulgue o aplicativo para as famílias, especialmente com gestantes, assim cada vez mais levamos informações e orientações que podem salvar vidas”.

Principais causas da mortalidade materna 

A Ana Elisa, doutora em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas, pesquisadora do Centro de Estudos de Migrações Internacionais e do Observatório Saúde e Migração da FENAMI, salientou que as principais causas de mortalidade materna no Brasil são, em sua grande maioria causas evitáveis, 90% dos casos seriam evitáveis.

“Elas estão relacionadas a quadros de infecção, hemorragias, hipertensão, por exemplo. No período da pandemia somava-se a isso quadros relacionados à infecção por Covid-19. Mas enfim, acho que o mais importante da gente ressaltar aqui é que a morte materna está sempre ligada a falta de serviços básicos de saúde”.

Ela aponta que as principais razões pela falta de acesso aos serviços básicos de sáude são várias e envolvem toda uma cadeia de atenção, que vai desde a atenção primária, inclusive relacionada ao acesso ao planejamento familiar adequado, ao acesso ao acompanhamento de pré-natal adequado e de qualidade, até a ponta, a atenção especializada, que vai envolver o serviço de maternidade e o serviço de alta complexidade.

“E para que essa cadeia funcione bem, é necessário investimento em cada segmento dela. A gente continua com muita dificuldade, inclusive em garantir a atenção básica de saúde primária para as mulheres. Um dado importante é que apenas 34% dos municípios brasileiros hoje em dia atingem a meta de no mínimo 6 consultas de pré-natal para pelo menos 45% das gestantes. Mas, para além disso, muitas vezes, aquelas mulheres que conseguem uma atenção, um acompanhamento a um pré-natal adequado e de qualidade elas não vão ter acesso à maternidade”.

Para Ana Elisa, é através da política pública que se garantiria o acesso universal democratizado a toda esta rede de atenção obstétrica.  “E é justamente o funcionamento dessa política pública que faz com que os índices de mortalidade materna e infantil se reduzam”, disse.

“É extremamente importante contar com uma rede de apoio próxima, com pessoas da família, para quando são identificadas situações onde o sistema de saúde não consegue chegar”.

Confira a entrevista completa (aqui).

Com informações da Pastoral da Criança
Foto Roberto Carlos

Opinião dos leitores

Deixe uma resposta


Continuar lendo

Educadora 90.9

Jacarezinho

Current track

Title

Artist

     Uma Emissora da Rede Educadora de Comunicação e Evangelização.

Background