PAPA FRANCISCO NOMEIA PADRE JOSÉ HAMILTON CASTRO COMO BISPO PARA DIOCESE DE ALMENARA (MG), VACANTE DESDE AGOSTO DE 2022

Escrito por em 13 de abril de 2023

O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 12 de abril, o padre José Hamilton de Castro, do clero de Guaxupé (MG), como bispo para a diocese de Almenara (MG), vacante desde agosto de 2022, quando o dom José Carlos Brandão Cabral foi transferido para a diocese de São João da Boa Vista (SP). A CNBB enviou saudação ao nomeado.

Currículo e trajetória eclesial

Padre José Hamilton nasceu em 20 de abril de 1961 na cidade de Monte Santo de Minas Gerais (MG). Fez seus estudos Fundamental e Médio no colégio estadual “Abel dos Reis”, em Cácia dos Coqueiros (SP) de 1974 a 1980.

Ingressou no seminário da diocese de Guaxupé em 1990. Estudou no seminário arquidiocesano Maria Imaculada da arquidiocese de Ribeirão Preto, situado em Brodowisk (SP). Licenciou-se em Filosofia pela faculdade Claretiana de Batatais, de 1990 a 1992. Fez seus estudos teológicos no Centro de Estudos Teológicos da arquidiocese de Ribeirão Preto (SP), de 1993 a 1996.

Foi ordenado diácono em 13 de setembro de 1996 na paróquia Imaculada Conceição, em Divisa Nove (MG), e ordenado presbítero em 4 de maio de 1997, na cidade de Natal de Monte Santo (MG).

Em 1997, assumiu a função de vice-reitor do seminário São José em Guaxupé. Em 1998, assumiu a reitoria da Casa de Formação Presbiteral Nossa Senhora das Dores, em Pouso Alegre (MG), sendo formador de Teologia. De 1990 a 2000, assumiu a reitoria do seminário diocesano de Guaxupé (MG), sendo também vigário da paróquia da catedral.

De 2001 a outubro de 2007, foi pároco da paróquia São José em Machado (MG) e coordenador de Pastoral no setor Alfenas (MG). De outubro de 2007 a janeiro de 2013, foi pároco na paróquia São Sebastião em São Sebastião do Paraíso (MG), assumindo também a coordenação de pastoral do Setor Paraíso.

De fevereiro de 2013 a 2015, reassumiu a reitoria do seminário diocese São José em Guaxupé. De janeiro de 2016 a dezembro de 2018, foi vice-reitor da Casa de Formação Prebisteral Santo Antônio, situada em Pouso Alegre, formador de Teologia e vigário paroquial da paróquia São Sebastião, em Alfenas. Também fez parte do Conselho de Presbíteros e do Colégio de Consultores da diocese de Guaxupé.

Saudação da CNBB ao monsenhor José

Hamilton de Castro

Prezado Monsenhor José Hamilton de Castro,

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recebe com alegria a notícia da sua nomeação como bispo para servir à diocese de Almenara (MG). Deseja um profícuo ministério e, ao saudá-lo, recorda o convite feito pelo Papa Francisco na missa de Páscoa, em sua mensagem Urbi et Orbi, realizada na Praça São Pedro, no domingo 9:

“Sim, temos a certeza: verdadeiramente Cristo ressuscitou. Acreditamos em Vós, Senhor Jesus, acreditamos que convosco renasce a esperança, o caminho continua. Vós, Senhor da vida, encorajai os nossos caminhos e repeti, também a nós, como aos discípulos na noite de Páscoa: ‘A paz esteja convosco’. (…) Apressemo-nos também nós a superar os conflitos e as divisões, e a abrir os nossos corações aos mais necessitados. Apressemo-nos a percorrer sendas de paz e fraternidade. O caminho é longo e devemos suplicar ao Ressuscitado: “Ajudai-nos a correr ao vosso encontro!”.

Que como o Santo Padre, o senhor se deixe marcar pelas “surpresas de Deus” neste tempo em que foi enviado em missão para a Igreja particular de Almenara (MG).

Que o nosso Deus, que nos amou tanto, o cubra de bênçãos neste seu novo ministério e nos faça entender que é “o amor que dá perfeição às nossas obras”.

Em Cristo,

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB

Dom Mário Antônio da Silva
Arcebispo de Cuiabá (MT)
Segundo Vice-Presidente da CNBB

Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral da CNBB

Fonte/CNBB


Opinião dos leitores

Deixe uma resposta


Educadora 90.9

Jacarezinho

Current track

Title

Artist

     Uma Emissora da Rede Educadora de Comunicação e Evangelização.

Background