PAPA FRANCISCO NOMEIA BISPO AUXILIAR PARA A ARQUIDIOCESE DE NITERÓI (RJ)

Escrito por em 19 de outubro de 2022

O Papa Francisco nomeou, nesta quarta-feira, 19 de outubro, o padre Geraldo de Paula Souza como bispo auxiliar da arquidiocese de Niterói (RJ). A nomeação atende à solicitação do arcebispo, dom José Francisco Resende Dias, de poder contar com a colaboração de um auxiliar. Religioso redentorista, padre Geraldo é atualmente pároco da paróquia Nossa Senhora do Socorro, em São Paulo (SP).

Currículo e trajetória eclesial 

Padre Geraldo
Nascido no dia 1º de novembro de 1961, em Assaí (PR), filho de Vicente de Paula Souza e Terezinha de Jesus Souza, o novo bispo eleito entrou para a vida religiosa aos 19 anos, no Seminário Santa Terezinha dos Missionários Redentoristas, em Tietê (SP).

Antes disso, foi acólito e colaborador do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Aparecida (SP), para onde a família mudou-se quando tinha um ano de vida. Trabalhou por três anos como montador de andaimes e escoramentos.

Fez o postulantado de 1982 a 1984, no Seminário São Clemente, em Campinas (SP), e o noviciado a partir de 1985, novamente no Seminário Santa Terezinha, em Tietê. A profissão perpétua na Congregação do Santíssimo Redentor foi no dia 19 de janeiro de 1989, no Seminário Santo Afonso, em Aparecida (SP).

Padre Geraldo estudou Filosofia na PUC-Campinas, de 1982 a 1984, e Teologia no Itesp, em São Paulo, entre 1986 e 1989. A ordenação diaconal foi em 19 de agosto de 1990, em Mauá (SP), pelas mãos de dom Cláudio Hummes. A ordenação presbiteral foi no dia 29 de agosto de 1992, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, pela imposição das mãos de dom José Carlos de Oliveira, então bispo de Rubiataba-Mozarlândia (GO).

O novo bispo também tem formação em Psicologia e especializações em Orientação Vocacional e Profissional e em Sociopsicodrama.

Antes do ministério presbiteral, atuou como diácono na favela do Jardim Oratório, em Mauá, entre março de 1989 e setembro de 1992. Já como presbítero, foi formador e promotor vocacional em várias casas dos Missionários Redentoristas, em São Paulo. Também esteve a serviço no Secretariado de Formação junto ao Governo Provincial e envolvido nas Santas Missões Populares, nas formações oferecidas pelo Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular (Ceseep) e no acompanhamento de Equipes de Nossa Senhora.

De forma particular em Aparecida, foi superior e diretor do Seminário propedêutico, entre 2003 e 2005, e diretor e promotor vocacional no Seminário Santo Afonso, em 2011. Também atuou na pastoral do Santuário, entre 2012 e 2014.

Padre Geraldo ainda trabalhou em Portugal, quando foi superior e pároco da Igreja do Santíssimo Redentor, em Lisboa.

É autor de obras sobre vocação publicadas pela editora Santuário, além de artigos na área vocacional.

Atualmente, como pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Jardim Paulistano, em São Paulo, padre Geraldo também assumiu a função de coordenador do clero do Setor Jardim, da Região Sé da Arquidiocese de São Paulo, além de fazer parte da Comissão dos Presbíteros da mesma região episcopal.

Saudação ao padre Geraldo de Paula Souza

Prezado padre Geraldo de Paula Souza,

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta alegria pela decisão do Santo Padre em reforçar a presença apostólica na arquidiocese de Niterói com a sua nomeação como bispo auxiliar.

Seu serviço à igreja, de forma particular com a contribuição para a promoção vocacional, nos indicam um pastoreio frutuoso, em colaboração ao nosso irmão Dom José Francisco Resende Dias.

No contexto sinodal da Igreja, gostaríamos de oferecer esta reflexão do Papa Francisco sobre o protagonismo de todos os cristãos na missão da Igreja:

“A sinodalidade, o caminhar juntos é uma vocação fundamental para a Igreja e, só neste horizonte, é possível descobrir e valorizar as diversas vocações, carismas e ministérios. Ao mesmo tempo, sabemos que a Igreja existe para evangelizar, saindo de si mesma e espalhando a semente do Evangelho na história. Ora esta missão é possível precisamente colocando em sinergia todas as áreas pastorais e, antes ainda, envolvendo todos os discípulos do Senhor.”

Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil, conduza e proteja seu ministério episcopal.

Em Cristo,

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB

Dom Mário Antônio da Silva
Arcebispo de Cuiabá (MT)
Segundo Vice-Presidente da CNBB

Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral da CNBB


Opinião dos leitores

Deixe uma resposta


Educadora 90.9

Jacarezinho

Current track

Title

Artist

     Uma Emissora da Rede Educadora de Comunicação e Evangelização.

Background