PRESÉPIO E IGREJA SINODAL: PADRE DA ARQUIDIOCESE DE UBERABA PROPÕE ROTEIRO DE ORAÇÃO DIANTE DO PRESÉPIO

Escrito por em 8 de dezembro de 2021

O Tempo do Advento é momento de espera na alegre expectativa pela vinda do Senhor. Assim, a Igreja toda se prepara por meio da liturgia e de outras práticas de piedade e oração para o Natal. Um padre da arquidiocese de Uberaba (MG) uniu à espiritualidade do Advento, por meio do presépio, a caminhada rumo ao Sínodo de 2023, cujo percurso já foi aberto em todo o mundo no último mês de outubro.

“Presépio e Igreja Sinodal” é o nome do roteiro de Momento Orante diante do Presépio preparado pelo padre Éderson Queiroz, da arquidiocese de Uberaba. O material tem início com a narração do Nascimento de Jesus, segundo o Evangelho de Lucas, seguida da reflexão do texto bíblico na perspectiva na metodologia da Leitura orante da Palavra.

O roteiro recorda a origem da representação do Nascimento de Jesus por iniciativa de São Francisco no século XIII. A história também tem na sequência um momento de reflexão, com o título “Rezando o Presépio”. São propostos cinco questões para rezar e refletir a partir da espiritualidade do presépio. São apresentadas também reflexões que o Papa Francisco ofereceu na carta apostólica Admirável Sinal – sobre o significado e o valor do presépio.

Em seguida, padre Éderson apresenta uma reflexão relacionando o presépio e o sínodo, indicando compromissos que podem ser assumidos a partir da contemplação do presépio, como abrir-se à Palavra de Deus; ler, estudar e aprofundar sobre o Sínodo; e procurar informações na paróquia. Ao final do roteiro um são oferecidas duas orações, uma para ser feita diante do presépio e a oração do Sínodo 2021-2023.

“Podemos dizer que encontramos no presépio uma espiritualidade que nos ajuda a viver o Sínodo, pois, foi neste lugar que nasceu a Palavra que se fez carne, lugar de acolhimento, do cuidado, do afeto. Ali foi a primeira Igreja de Jesus. Uma igreja sem ostentação, sem luxo, aberta a natureza, às pessoas simples e diferentes. Verdadeiramente uma Igreja pobre, próxima dos pobres, como tanto nos fala o Papa Francisco. Todos têm seu lugar, chegando enchem-se de encantamento. Partindo, vão anunciando, maravilhados, que encontraram”, afirma o padre.

  BAIXE A PROPOSTA DE ORAÇÃO PRESÉPIO E IGREJA SINODAL.

Fonte/CNBB

Foto/Roberto Carlos


Opinião dos leitores

Deixe uma resposta


Educadora 90.9

Jacarezinho

Current track

Title

Artist

     Uma Emissora da Rede Educadora de Comunicação e Evangelização.

Background