DOM PAULO CEZAR COSTA ENTREGA TROFÉU DOM LUCIANO MENDES PARA OS VENCEDORES DA CATEGORIA “APLICATIVOS DA INTERNET”

Escrito por em 7 de dezembro de 2021

Dom Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília (DF), entregou, na manhã da sexta-feira, 3 de dezembro, o troféu Dom Luciano Mendes de Almeida para os vencedores da categoria Aplicativos de Internet, na 53ª edição dos Prêmios de Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O prêmio foi concedido às Pontifícias Obras Missionárias (POM) pelo Aplicativo Missionário “Ad gentes”. Representando a instituição, recebeu o troféu o diretor Nacional das POM, padre Maurício Jardim que destacou a importância de se perceber onde estão os missionários brasileiros espalhados pelo mundo e quais têm sido as ações que estes missionários estão realizando para a evangelização dos povos.

Segundo as POM, o aplicativo tem como objetivo ser uma rede para conhecer, visibilizar e interagir com os missionários que atuam em diferentes projetos dentro e fora do Brasil. O aplicativo tem como público-alvo os missionários e missionárias para que partilhem suas experiências, como também, o público em geral para conhecer e interagir com os missionários e suas ações.

Padre Maurício destacou que “um dos grandes patrimônios da Igreja Católica é o testemunho de tantos missionários espalhados pelo mundo. É bonito ver que todos estão empenhados nessa dinâmica de missionariedade.”

O diretor das POM ainda agradeceu aos colaboradores da comunicação das Pontifícias Obras Missionárias por amadurecerem a ideia e desenvolverem a identidade visual do aplicativo. O padre ainda relembrou que é desejo que o app facilite a possibilidade de realizar um novo censo sobre a vida missionária ad gentes.

Sobre a cerimônia de entrega

A entrega do troféu Dom Luciano Mendes de Almeida foi realizada ao final da Santa Missa celebrada por dom Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília, na capela da sede das Pontifícias Obras Missionárias, em Brasília (DF). Dom Paulo celebrou a memória de São Francisco Xavier, um dos padroeiros das Missões – junto com Santa Terezinha do Menino Jesus. Em sua homilia, dom Paulo destacou a importância do serviço prestado pelas POM através da ideia do aplicativo tendo em vista a construção de uma grande aldeia global, onde é possível unir todos os missionários para trocar experiências e crescer no anúncio de Jesus Cristo.

O arcebispo de Brasília ainda destacou, fazendo referência ao Evangelho da Liturgia do dia que “o encontro com Jesus é tão marcante que os cegos que foram curados por Jesus, mesmo Ele pedindo para que não falassem nada a ninguém, ficaram tão entusiasmados que saíram e contaram para todos os que encontravam com quem eles tinham estiveram e o que tinha acontecido. Esse é o ardor do missionário, encontra-se com Jesus e deseja anunciar a sua Palavra para todos. A alegria de estarmos aqui, é a alegria de saber que esse aplicativo gera comunhão, gera encontro”.

E, ao entregar o troféu ao diretor das POM, dom Paulo Cezar afirmou: “Em nome da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que depois de todo um processo de estudo escolheu o aplicativo das Pontifícias Obras Missionárias, te entregamos o troféu Dom Luciano Mendes de Almeida, por conta deste trabalho que cria comunhão, que mostra que, na missão, somos todos uma grande aldeia global. E, também, que conectados e unidos nos reforçamos e vamos nos animando uns aos outros.”

Padre Maurício Jardim, em nome das Pontifícias Obras Missionárias, agradeceu a CNBB pelo reconhecimento e, também, a disponibilidade de dom Paulo Cezar de celebrar junto com as POM esta Eucaristia de Ação de Graças.

“Queremos lembrar da frase das palavras do Santo Padre para todos os missionários Ad gentes que tem dedicado sua vida ao anúncio do Evangelho e agradecer a todos os colaboradores, sobretudo a equipe de comunicação das POM – Wesley e Fabrício – que foram os designers e prepararam o conteúdo. O que nos motivou a criar esse aplicativo foram algumas perguntas que queremos responder sempre querendo conhecer os missionários, onde eles estão, quais atividades realizam”, salientou padre Maurício.

A 53ª edição dos Prêmios de Comunicação da CNBB

Por conta das restrições impostas pela pandemia da Covid-19, este ano a CNBB resolveu realizar a entrega dos prêmios de Comunicação da 53ª edição em uma dinâmica diferente dos eventos anteriores. No dia 20 de outubro, os 45 finalistas das diversas categorias participaram, de forma virtual, do programa transmitido pelas redes sociais da CNBB e as emissoras de inspiração Católica.

Neste programa foram anunciados os 15 vencedores. A Conferência, então, convidou a que os Bispos onde os ganhadores residem ou atuam pudessem, em nome da instituição, fazer a entrega do troféu em cerimônias espalhadas por todo o país e, em datas diferentes.

Com informações da arquidiocese de Brasília

Opinião dos leitores

Deixe uma resposta


Continuar lendo

Educadora 90.9

Jacarezinho

Current track

Title

Artist

     Uma Emissora da Rede Educadora de Comunicação e Evangelização.

Background