Switch off: aprovadas regras de destinação de recursos para conclusão do desligamento do sinal analógico

Escrito por em 1 de dezembro de 2020

O Conselho Diretor da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) aprovou, nesta quinta-feira (26), o projeto que define a utilização de parte do saldo remanescente de recursos do leilão da faixa de 700MHz para a digitalização das estações retransmissoras de televisão de prefeituras e, também, para a distribuição de kits de digitalização à população de baixa renda.

A aprovação deste projeto atende a um pleito conjunto apresentado pela Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão), Abratel (Associação Brasileira de Rádio e Televisão) e Astral (Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas), e beneficiará os moradores de municípios de pequeno porte, cujas localidades dispõem de sinal analógico e de nenhum sinal digital.

Pelas estimativas da ABERT, cerca de 1.700 municípios devem ser contemplados, abrangendo 24,4 milhões de pessoas, e onde estão registrados 4,66 milhões de famílias beneficiárias dos programas sociais do governo federal.

No Paraná aproximadamente 85% da população já tem cobertura com sinal digital terrestre graças ao esforço da digitalização das retransmissoras de emissoras de televisão que já atualizaram seus equipamentos. No percentual restante estão inclusas as estações retransmissoras de prefeituras, que esperavam pela aprovação publicada ontem.

No início de novembro, as emissoras se reuniram de forma virtual para definir as próximas etapas do desligamento. A decisão levou em consideração que muitas cidades já possuem o sinal digital há muito tempo, faltando apenas o desligamento do sinal analógico. No dia 15/12 será realizado o switch off em Francisco Beltrão, Castro, Telêmaco Borba, Marechal Cândido Rondon, Ivaiporã, e Jacarezinho. Nos próximos meses será definido o cronograma para Pato Branco, Santo Antônio da Platina, Guarapuava e Prudentópolis.

Fonte/aerp.org.br

Foto/Roberto Carlos


Opinião dos leitores

Deixe uma resposta


Educadora 90.9

Jacarezinho

Current track

Title

Artist

     Uma Emissora da Rede Educadora de Comunicação e Evangelização.

Background