Paraná se destaca em ações de ciência, tecnologia e inovação

Escrito por em 20 de outubro de 2020

Ao abrir na sexta-feira o painel da Semana de Ciência e Tecnologia, o superintendente estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, destacou que o Paraná tem uma ampla estrutura de ciência, tecnologia e ensino superior capaz de gerar inovação, desenvolvimento e riquezas para o Estado.

O evento é organizado pela Seti em parceria com a Universidade Virtual do Paraná (UVPR), rede de Educação a Distância do Estado que reúne os centros de EaD das instituições estaduais de ensino superior.

O painel de abertura, que debateu as estratégias nacionais e estaduais de Inteligência Artificial (AI), contou com a participação do coordenador de Ciência e Tecnologia da Seti, Paulo Renato Parreira; do superintendente de Inovação, Henrique Domakoski e do diretor-presidente da Celepar, Leandro Moura.

“Somos o segundo Estado que mais investe em ciência e tecnologia e que possui, em numero de instituições, a maior rede estadual de ciência, tecnologia e ensino superior do Brasil”, acrescentou Bona. Ele também valorizou o trabalho desenvolvido pelos cientistas brasileiros, afirmando que o país ocupa a 13ª posição entre os países que mais produzem ciência.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL – O presidente da Celepar, Leandro Moura, destacou a empresa como pioneira em tecnologia da informação do país, utilizando Inteligência Artificial em diferentes serviços. “Estamos criando 22 iniciativas que usam a Inteligência Artificial para resolver demandas em diferentes secretarias do Estado. Nós acreditamos que aplicar AI aos serviços públicos é um caminho sem volta”.

Um dos projetos desenvolvido pela Celepar com foco na prestação de serviços públicos é o Paraná Inteligência Artificial (PIÁ). O programa é o primeiro desta natureza do Brasil focado em prestação de serviços públicos e auxilia o governo na tomada de decisões que impactam na população.

Utilizando a plataforma, o cidadão tem acesso ao vencimento das faturas de água e luz, aos pontos na carteira de motorista, pode cadastrar animais de estimação, agendar atendimentos em órgãos públicos, ver e resgatar os créditos do Nota Paraná, consultar o boletim escolar dos filhos matriculados nas escolas estaduais, entre outras facilidades.

Para o superintendente de Inovação, Henrique Domakoski, o desafio é fomentar a inovação nos diferentes segmentos da sociedade. “Estamos incentivando a inovação não apenas na geração de emprego, renda, saúde e educação, mas também dentro do próprio Estado entregando mais serviços digitais para a população. Queremos deixar um projeto de Estado inovador como legado”.

PROGRAMAÇÃO – A programação da Semana de Ciência e Tecnologia vai até esta sexta-feira (23) com debates semanais sobre diferentes iniciativas paranaenses no campo da IA, aplicada a setores produtivos, como agronegócio, educação, cidades inteligentes, saúde e cultura.

Nesta terça-feira (20), às 19h, o tema do painel será “Inteligência Artificial e seus impactos no agronegócio paranaense”, com a participação dos pesquisadores da Universidades Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e do Grupo Husqvarma.

A programação completa e outras informações estão disponíveis no site http://www.uvpr.pr.gov.br/inteligenciaartificial/.

Fonte/aen.pr.gov.br

Foto/Roberto Carlos


Opinião dos leitores

Deixe uma resposta


Educadora 90.9

Jacarezinho

Current track

Title

Artist

     Uma Emissora da Rede Educadora de Comunicação e Evangelização.

Background