DIOCESES EM TODO O BRASIL COMEÇAM A CELEBRAR O DIA NACIONAL DA JUVENTUDE (DNJ)

Escrito por em 20 de outubro de 2020

Em razão da pandemia da Covid-19, o Dia Nacional da Juventude (DNJ) 2020 será celebrado de uma maneira diferenciada este ano. Apesar de a data ser fixada em 25 de outubro, cada diocese tem a oportunidade de escolher o melhor momento para celebrá-la considerando sua realidade local.

Na diocese de Santo André (SP), por exemplo, o DNJ foi celebrado de forma online, com a realização de uma vigília no sábado (17/10), com transmissão ao vivo pelas mídias sociais da diocese.

Os jovens de todas as dez regiões pastorais foram convidados a participar da atividade, que integra o Mês Missionário na Campanha Missionária 2020, com o tema “Vida e Missão”, e o lema: “Eis-me aqui, envia-me!” (Is 6,8), e o Ano Vocacional Diocesano, com o objetivo de despertar e incentivar o surgimento de novas vocações para o sacerdócio e a vida religiosa.

Neste momento em que atividades presenciais ainda não podem ser realizadas pelas pastorais, movimentos e grupos, o DNJ 2020 no formato virtual atende ao 8º Plano Diocesano de Pastoral, por meio do itinerário 1, que destaca o objetivo de fortalecer a comunhão e o sentimento de pertença. Propõe um novo olhar sobre as atividades que já são realizadas, de forma que possam promover a convivência comunitária, a interação entre os agentes de pastoral e uma vida comunitária orante.

Neste itinerário são realizados virtualmente momentos de fé e reflexão, através da organização de manhãs de espiritualidade, tardes de oração e noites de bate-papos em família por meio de aplicativos de reunião como Google Meet e Zoom, bem como lives nas mídias sociais como Facebook, YouTube e Instagram.

Araçatuba (SP)

Entre lives, missa e arrecadação de gesto solidário concreto, pela primeira vez na história da diocese de Araçatuba, o DNJ aconteceu de forma híbrida (presencial e on-line) devido às medidas preventivas contra pandemia da Covid-19. O evento de 2020 foi promovido em 11 de outubro com o tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” e o lema: “Ouviu e Junto Caminhou com Eles ( Lc 24,15-17)”.

Os jovens dos grupos, pastorais e movimentos da diocese de Araçatuba foram motivados a participarem das ações conjuntas do DNJ. Conforme o assessor diocesano do Setor Juventude, padre Luiz Henrique Carreira, em nível nacional o Setor motiva a presença nas redes sociais em um ano marcado pelos cuidados sanitários.

“No que se refere ao distanciamento social, aliado às outras recomendações de proteção sanitária, a Pastoral Juvenil Nacional estimula as dioceses a marcarem presença nas redes sociais a fim de celebrar o DNJ 2020, mantendo o vínculo eficaz com todas as suas juventudes, devido à facilidade do jovem em se conectar e servir pelas mais variadas ferramentas”, explica.

Conforme o assessor, os primeiros atos do DNJ já começaram antes mesmo do dia 11 de outubro. Padre Luiz Henrique conta que os jovens se inscreveram nas lives formativas que foram realizadas no período.

Outro ponto de mobilização está na venda e confecção de camisetas do DNJ, forma de todos os jovens se encontrarem identificados na unidade. As camisas serão confeccionadas após um período de adesões pelas redes sociais do Conforme ele, a ferramenta de transmissão ainda está sendo debatida, sendo amplamente divulgada após a decisão.Setor Juventude.

O DNJ

O Dia Nacional da Juventude foi assumido pela CNBB em 1985, no Ano Internacional da Juventude proclamado pela ONU, e segundo o presidente da Comissão para a Juventude da CNBB, dom Nelson Francelino, “quer despertar e favorecer o protagonismo juvenil, esse mesmo protagonismo juvenil que o Papa Francisco tão bem descreveu o seu lugar na Igreja, a sua importância na Igreja, na exortação apostólica pós-sinodal Christus Vivit. O papa confia nos jovens, a Igreja aposta nos jovens nessa força criativa, nessa força renovadora da juventude”.

Subsídio e tema – Com o tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” e o lema “Ouviu e juntos com eles caminhou” (Lc 24 – 15,17), o subsídio do DNJ 2020 quer refletir sobre a vida da juventude que é o maior dom de Deus. Nessa perspectiva, os autores dos encontros querem colocar a VIDA como a obra mais perfeita que Deus criou. Porque Deus é jovem e faz novas todas as coisas.

A proposta deste ano é refletir sobre as temáticas: “E a vida, o que é?/ Vida: obra e amor de Deus”; “Vós sois o agora de Deus”; “Somos UM!”. O material foi construído coletivamente e contém indicações de músicas, citações bíblicas, textos, indicações de sites e filmes que podem contribuir com a organização metodológica dos encontros.

No subsídio, há roteiros de encontros, terço missionário, Lectio Divina e visita missionária. Para o período de pandemia, a Comissão para Juventude também pensou em sugestões de encontros online e iniciativas de uma Pastoral Juvenil Samaritana sempre ativa, como gincana com atividades provas virtuais; vaquinha virtual como ação solidária concreta; Incentivo à doação de sangue como um gesto de solidariedade. Encontros e a Lectio Divina propostos, podem ser realizados em pequenos grupos de forma virtual.

Este ano, o subsídio será oferecido gratuitamente para que os jovens tenham mais tempo para se preparem e pensarem em iniciativas para a celebrar a Vida e dom da Juventude. Baixe aqui.

Com informações da diocese de Santo André e Araçatuba

Opinião dos leitores

Deixe uma resposta


Educadora 90.9

Jacarezinho

Current track

Title

Artist

     Uma Emissora da Rede Educadora de Comunicação e Evangelização.

Background