Comunicado 009/2020 Dom Antonio Braz Benevente

Escrito por em 22 de maio de 2020

“Nunca é tarde demais para mudar a direção da sua vida. Sempre haverá uma nova rota ou uma nova chance de recomeço” (Santa Rita de Cássia)

Jacarezinho, 22 de maio de 2020

Prezados Padres, Diáconos e CPP

            Tendo em vista a organização diocesana neste tempo, venho através deste comunicar-lhes o seguinte:

Na tarde de ontem a Secretaria de Saúde Estadual na pessoa do secretário, Dr. Carlos Alberto Gebrim Preto, emitiu uma Resolução (Nº 734/2020) permitindo a abertura parcial das igrejas para o culto com a presença de fieis com os devidos cuidados a serem cumpridos, conforme o Artigo 1º abaixo transcrito:

Art. 1º: As atividades religiosas de qualquer natureza devem observar as orientações constantes nesta Resolução e demais normativas vigentes a respeito das medidas de prevenção da COVID-19.

Compreendo o desejo de muitos, padres e leigos, em quererem retomar as Santas Missas com a presença dos fieis leigos. Ainda que a Secretaria Estadual de Saúde tenha oferecido esta possibilidade e isto tenha gerado expectativas em alguns.

Na reunião do Conselho de Presbíteros do dia 21 de maio os conselheiros e eu, olhando a realidade do norte pioneiro, reconhecemos que em nossa região a curva de contágio está ascendente; algumas cidades que não tinham manifestação de casos confirmados agora já apresentam confirmações da doença; outras que já apresentavam casos confirmados apresentam maiores complicações; e ainda, em limites geográficos, nossa Diocese faz divisa com o estado de São Paulo onde os casos são bem mais significativos.Tendo em vista esse agravamento, achamos por bem reeditar o decreto que restringe a missa aberta ao público até o dia 26 de junho, inclusive.

Outras formas de pastoral, porém, podem e devem ser realizadas em espírito de unidade conforme discutido pelo Conselho de Presbíteros do seguinte modo:

– Os padres celebrem de forma privada todos os dias e, quando possível, transmitam aos fieis, sobretudo aos domingos e festas;

– Sobre a distribuição da Sagrada Comunhão em sistema de Drive thru o Conselho achou por bem restringir apenas para as Solenidades de Pentecostes e Corpus Christi, isto com as devidas precauções e cuidados expressas na Resolução SESA Nº734/2020.

– Sobe a Solenidade de Corpus Christi sugerimos que seja preparado um carro andor e um carro de som para percorrerem algumas ruas da Paróquia após a Santa Missa reservada. Para isto, que o trajeto seja anunciado com antecedência para que os fieis possam enfeitar a frente das casas com tapetes, velas e flores.

Gostaria de chamar a atenção para os Artigos 31 e 32 da Resolução que responsabiliza os párocos em caso de não observância das medidas tomadas.

Sem mais assunto, despeço-me fraternalmente, em oração por todos!

Com minha benção

                                         In fortitudine Spiritus                                        

 Dom Antonio Braz Benevente

Bispo Diocesano

Comunicado 009/2020

Veja abaixo o Decreto

Decreto 22-05 COVID-19


Opinião dos leitores

Deixe uma resposta


Continuar lendo

Educadora 90.9

Jacarezinho

Current track

Title

Artist

     Uma Emissora da Rede Educadora de Comunicação e Evangelização.

Background