Atual presidência da CNBB se reúne pela primeira vez com o Papa Francisco

Escrito por em 28 de outubro de 2019

O Papa Francisco vai receber em audiência nesta quinta-feira, 31 de outubro, como acontece anualmente, a presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Mas antes disso, a partir de hoje, 28 de outubro, dom Walmor Oliveira de Azevedo, o presidente da entidade, dom Jaime Spengler, primeiro vice-presidente, dom Mário Antônio da Silva, segundo vice-presidente e o secretário-geral, dom Joel Portella Amado, vão fazer visitas a instâncias da cúria romana, como Dicastérios e Congregações, para acompanhar e conhecer um pouco do trabalho.

Dom Walmor Oliveira de Azevedo e o papa Francisco

“Esse caminho será coroado exatamente por nosso encontro com o papa Francisco, um momento de a gente reafirmar nossa adesão, nossa comunhão e também compartilhar nossas preocupações, nossos desafios e tudo que estamos vivendo e fazendo para ouvir a sua palavra, a suas orientações e ao mesmo tempo trazer o nosso abraço, que um abraço seu, meu e de todo o povo brasileiro e de todos nós que somos discípulos e discípulas de Cristo Jesus nos fortalecendo neste caminho com muita alegria”, explica arcebispo de Belo Horizonte e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, que participou do Sínodo da Amazônia.

O bispo de Roraima e segundo vice-presidente da CNBB, dom Mário Antônio da Silva, que também participou do Sínodo, ressalta que o encontro com o papa é um momento importante não só para a presidência, mas é um momento de comunhão com o episcopado brasileiro e com todas as comunidades católicas.

Dom Mário Antônio da Silva, bispo de Roraima (RR)

“É um momento de comunhão e de trazer ao papa Francisco os frutos da missão da nossa Igreja, das nossas comunidades aqui na conversa com ele. Vamos também colocar a realidade do nosso Brasil, os desafios e dramas que ele já está tomando conhecimento através do Sínodo, mas de maneira mais ampla de todo o nosso país, bem como as alegrias que temos vivenciado na missão com todos vocês que aí estão em sintonia conosco”, destacou.

A audiência com Francisco acontece no mesmo mês que a CNBB, uma das maiores conferências episcopais do mundo, completou 67 anos de fundação. Os rumos e as novas diretrizes gerais da Igreja no Brasil 2019-2023, os desdobramentos do Sínodo para Amazônia, que terminou nesta domingo (27), e os trabalhos, em especial, o que tem sido feito durante este Mês Extraordinário Missionário – proclamado pelo papa para celebrar o centenário da carta Apostólica Maximum Illud de seu predecessor o Papa Bento XV, também estarão na pauta do encontro.

CNBB


Opinião dos leitores

Deixe uma resposta


Continuar lendo

Educadora 90.9

Jacarezinho

Current track

Title

Artist

     Uma Emissora da Rede Educadora de Comunicação e Evangelização.

Background