Não se pode tomar remédios com leite, café, refrigerante ou suco; você sabia?

Escrito por em 23 de maio de 2019

Quantas vezes você já tomou algum tipo de medicamento oral com leite, suco, chá, refrigerante ou outras bebidas com sabor? Pois é, a prática é tão comum que nem é possível enumerar todas as vezes. Mas saiba que isso não é indicado por médicos, pois os remédios desencadeiam reações químicas que podem comprometer sua eficácia quando ingeridos com líquidos diferentes.

Tomar comprimidos com leite não é nada saudável, principalmente se esse comprimido for um antibióticos à base de tetraciclina. Neste caso, o composto presente no medicamento se liga ao cálcio do leite, formando aglomerações que cortam o efeito do remédio.

Aos adeptos do chá da tarde, um aviso: Chás também não são indicados no momento de ingerir um remédio oral. Isso porque a infusão possui grande concentração de tanino, uma substância química que pode retardar ou mesmo comprometer totalmente a eficácia do medicamento. Outras reações químicas que prejudicam o efeito de comprimidos também podem ocorrer se eles forem ingeridos com sucos, refrigerantes ou café. No caso da última bebida, o paciente pode sofrer com efeitos colaterais como ansiedade, nervosismo ou palpitações.

Agora você deve estar se perguntando, qual é o jeito certo de tomar remédio? E a resposta é mais simples do que se pode esperar, qualquer remédio de via oral deve ser tomado apenas com água e nenhum outro líquido. Além disso, existe até uma quantidade indicada por médicos: de 200 ml, ou seja, um copo cheio.

E tem mais! O correto é beber a água aos poucos, dando pequenos goles. Para facilitar o caminho do medicamento até o estômago a pessoa ainda deve estar de pé e, caso seja necessário se sentar ou deitar, ela deve esperar cerca de 2 minutos depois de ingerir a pílula. Por fim, evite ingerir comprimidos a seco, já que ele pode machucar ou irritar a mucosa do trato gastrointestinal, região em que ocorre o início da absorção e distribuição do medicamento para que ele faça efeito.

Não se julgue tanto se você só soube agora que não se deve ingerir remédios com leite, café, refrigerante ou suco, afinal muita gente não sabe. Mas que tal alertas os amigos sobre isso? Tenho certeza de que eles vão ficar tão surpreendidos quanto você ficou.

Contioutra.com.br


Opinião dos leitores

Deixe uma resposta


Educadora 90.9

Jacarezinho

Current track

Title

Artist

     Uma Emissora da Rede Educadora de Comunicação e Evangelização.

Background