Jornais repercutem Mensagem e Novas Diretrizes para a Evangelização no Brasil

Escrito por em 9 de maio de 2019

Os maiores jornais de circulação no Brasil, como a Folha de São Paulo e O Globo, repercutiram a 57ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que acontece em Aparecida (SP) no Centro de Convenções Padre Vitor Coelho de Almeida de 1º a 10 de maio.

O site de notícias e radioagência, Brasil de Fato (BdF), deu ênfase à mensagem emitida pela CNBB, no dia 07. Na ocasião, disse que a entidade, por meio da mensagem, defende a necessidade de políticas públicas e cuidado especial com a educação, gravemente ameaçada com corte de verbas, retirada de disciplinas necessárias à formação humana e desconsideração da importância das pesquisas.

O jornal Carioca, o Globo, também ressaltou na quarta-feira, 08, a mensagem emitida pela Conferência, durante a 57ª Assembleia, ao povo brasileiro. O veículo disse que o texto manifesta contrariedade a projetos que flexibilizem a posse e o porte de armas.

A Folha de São Paulo em uma matéria publicada no dia 07, mesmo dia em que a CNBB divulgou a nota, disse que os líderes católicos reunidos em Aparecida (SP), atacaram pontos como o estímulo ao liberalismo econômico, a ausência de medidas eficazes para combater o desemprego, o corte de verbas para a área da educação, a extinção de conselhos de participação da sociedade, a flexibilização das regras sobre armas e a interferência em terras indígenas e quilombolas.

Outro assunto de destaque foi a aprovação das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil para o período de 2019 a 2023, tema principal da 57ª Assembleia Geral da CNBB. O jornal O Estado de S. Paulo, publicou matéria na qual afirma que as Diretrizes apontam para uma Igreja Católica mais urbana e missionária neste quadriênio que se encerra em 2023. O jornal disse também que as orientações falam de uma igreja acolhedora, que se transforme em “casa” principalmente para os mais vulneráveis, como jovens e idosos.

Outros veículos seculares, como a Revista Carta Capital, também repercutiram o processo da Assembleia da CNBB e as disputas em relação à eleição para sua presidência, cujos escolhidos foram o arcebispo de Belo Horizonte (MG), dom Walmor Oliveira de Azevedo, eleito como presidente da Conferência, no dia 6 de maio, e os dois vice-presidentes: dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre (RS), e dom Mário Antonio Silva, bispo de Roraima. Também compõe a presidência o secretário-geral da entidade, dom Joel Portella Amado, bispo auxiliar do Rio de Janeiro. Ele foi eleito no segundo escrutínio.

CNBB


Opinião dos leitores

Deixe uma resposta


Educadora 90.9

Jacarezinho

Current track

Title

Artist

     Uma Emissora da Rede Educadora de Comunicação e Evangelização.

Background