Terça é dia de mais uma ‘Superlua’

Escrito por em 18 de fevereiro de 2019

Nesta terça (19), acontecerá mais um fenômeno no céu visível no Brasil, a Superlua, que estasrá brilhante e aparentemente grande. A órbita da lua não é um círculo perfeito, por isso as vezes ela se distancia mais da Terra, que é quando acontece o Apogeu. Quando ela está mais próxima da Terra, acontece o Perigeu, que é quando há a Superlua. Amanhã a Lua vai surgir no horizonte às 19h06. O melhor horário para observação será por volta das 21 horas. O momento no qual ela surge no horizonte também é de grande beleza. Teremos ainda uma última Super Lua em 2019 no dia 20 de março.

Chuva de asteróides
Mas, 2019 também terá outro fenômenos astronômico de interessee: chuvas de asteróides acontecem todos os meses deste ano. Em fevereiro, a Centaurids teve seu auge no dia 8. Já em março, dia 15, será a vez da Normids riscar o céu. Em 23 de abril, haverá a Lyrids e 24, a Puppids. Em maio, o pico da chuva eta-Aquariids será no dia 6. June Bootids, no dia 27, também merece atenção. No mês de julho ocorrerão a Piscis Austrinids e a Southern delta Aquariids, com atividade máxima centrada nos dias 28 e 30.

As Perseids terá seu pico dia 13 de agosto. As Aurigids terá sua atividade máxima dia 1º de setembro. E o período que vai de outubro a dezembro apresenta a maior concentração de chuvas com intensidade relevante, oito ao total, com destaque para as Orionids, Leonids e Geminds. As informações são do Observatório Nacional.

bemparana.com.br


Opinião dos leitores

Deixe uma resposta


Continuar lendo

Publicações anteriores

Manhã de Luz 19/05/2019


Miniatura

Educadora 90.9

Jacarezinho

Current track

Title

Artist

     Uma Emissora da Rede Educadora de Comunicação e Evangelização.

Background