Comissões Episcopais Pastorais buscam fortalecer a pastoral de conjunto na Igreja

Written by on 10 de outubro de 2018

Por ocasião do aniversário de 66 anos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, celebrado dia 14 de outubro, o portal da CNBB traz esta série especial de matérias que retomam como está organizada a Igreja no Brasil. Integram o conjunto de ações, as Comissões Episcopais Pastorais. Elas são compreendidas, pelo Estatuto Canônico e Regimento da CNBB , como órgãos constitutivos estáveis da entidade e são constituídas pelas Assembleia Gerais.

De acordo com o Artigo 68, do Estatuto da CNBB, as Comissões Episcopais Pastorais, cada qual no seu âmbito, promovem a pastoral orgânica nacional, com suas dimensões globais e setores especializados. Cada Comissão Episcopal Pastoral responde pelo estudo, proposta e animação de programas e projetos de seu âmbito de atribuições, em sintonia com as demais Comissões, para garantia da unidade da Pastoral Orgânica.

Atualmente, são 12 comissões com trabalho mais permanente. O estatuto da entidade prevê também a criação de comissões e grupos de trabalho especiais. Um exemplo, é o da Comissão Episcopal Especial para a Amazônia, criada para dinamizar a atuação da Igreja no maior bioma brasileiro e que há um tempo vem assumindo uma outra grande tarefa: colaborar para a realização do Sínodo 2019 cujo tema é: “Amazônia: novos caminhos para a Igreja e por uma ecologia integral”.

Os representantes das Comissões Episcopais Pastorais participam das reuniões do Conselho Episcopal Pastoral, órgão executivo das decisões pastorais da Assembleia Geral e do Conselho Permanente. É, neste conselho, que busca-se promover e coordenar a pastoral orgânica em âmbito nacional.

É o Conselho Permanente da CNBB que propõe às assembleias gerais anuais da CNBB a fixação, para cada quadriênio, do número de Comissões Episcopais Pastorais, as atribuições e número de componentes de cada uma, tendo em vista as diretrizes da pastoral orgânica e as normas da Santa Sé.

Comissões Episcopais Pastorais – (2015 a 2019)
– Ministérios Ordenados e Vida Consagrada
– Laicato
– Ação Missionária e Cooperação Intereclesial
– Animação Bíblico-Catequética
– Doutrina da Fé
– Liturgia
– Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso
– Ação Social Transformadora
– Cultura e Educação
– Vida e a Família
– Juventude
– Comunicação Social

Comissões especiais:
– Comissão para os Textos Litúrgicos (Cetel)
– Comissão Especial para os Bispos Eméritos
– Comissão para os Tribunais Eclesiásticos de 2ª Instância
– Comissão Episcopal Especial para a Amazônia
– Comissão Episcopal para o Acordo Brasil – Santa Sé
– Comissão Episcopal da Campanha para a Evangelização
– Comissão Episcopal para a Comunhão e Partilha
– Comissão Especial para Bens Culturais
– Comissão Especial para caso de Abusos de Menores
– Comissão Especial para a Causa dos Santos
– Comissão Especial para o Enfrentamento ao Tráfico Humano

CNBBB



Current track
Title
Artist

Background