Sentir com a Igreja: Páscoa, mistério da fé e da vida

Escrito por em 29 de Março de 2018

A Igreja inicia hoje os três dias (tríduo) de intensa oração em vista da maior celebração cristã, a Páscoa. Nela, celebramos o mistério da fé e da vida.

“Mistério” é menos conhecimento e mais reconhecimento. Reconhecimento intuitivo, sensorial e cognitivo da existência de um significado profundo e secreto que nos envolve e que não podemos compreender inteiramente.

Mistério da fé, a Páscoa é tempo de contemplar a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Na Quinta-Feira Santa, o mistério da comunhão de Jesus com os seus discípulos na partilha do pão e no serviço. Na Sexta-Feira Santa, o mistério da entrega total de Jesus pela humanidade na Cruz. No Sábado Santo, o mistério de Deus que se revela na história da humanidade. No Domingo de Páscoa, o mistério da Ressurreição de Jesus Cristo como sinal da vitória sobre a morte e do destino da humanidade.

Mistério da vida, a Páscoa é tempo de contemplar nossa vida pessoal e social à luz de Cristo Ressuscitado. Como escreveu são Paulo à comunidade de Corinto: “E, se Cristo não ressuscitou, vazia é a nossa pregação, vazia também é a vossa fé” (1Cor 15,14).

Os sinais da Paixão, Morte e Ressurreição estão presentes em nosso cotidiano. Contemplá-los é oferecer e envolver o mistério de nossa vida no grande mistério de nossa fé em Jesus Cristo. Páscoa é justamente esse tempo de passagem, da morte para a vida, da descrença para a fé, da desilusão para a esperança.

Feliz e Santa Páscoa!

 

Prof. Maurício de Aquino


Educadora 90.9

Jacarezinho

Current track
TITLE
ARTIST

Background